Geral

Verão começa com calor e possibilidade de pancadas de chuva no Estado

O mês de janeiro pode ter registros de chuva, mas o sol vai aparecer muito

Foto: Rodrigo de Martino

A estação mais quente do ano começa nesta quinta-feira (21) e os capixabas vão poder aproveitar bastante os dias de sol para pegar uma praia. Mesmo com previsão de sol, de acordo com o Instituto Climatempo, o mês de janeiro ainda deve ter chuva volumosa em grande parte do país, inclusive em solo capixaba.

Segundo o instituto, no Espírito Santo a previsão é que haja uma massa de ar seco a partir desta semana. Também podem haver temporais neste período, pois são condições típicas da época do ano.

Sobre a possibilidade de ocorrer a mesma situação de 2013 no Estado, o meteorologista do Climatempo Alexandre Nascimento explicou que, naquela época, foram registrados cerca de 700 milímetros de chuva concentrados em poucos dias, o que causou os transtornos. "Dessa vez teremos uma semana ou outra com risco de temporais, mas nada comparado a 2013. É uma previsão animadora para a recomposição dos reservatórios", disse.

De acordo com a previsão do instituto, os capixabas devem ter um mês de janeiro marcado por pancadas de chuva em todo o Estado, mas com períodos de sol e calor. Em fevereiro, deve haver calor e chuvas isoladas de verão, o que deve se estender para a primeira quinzena de março.

Dentre as principais características da estação, o Climatempo destaca a grande possibilidade de alagamentos decorrentes das chuvas para todo o país, podendo haver granizo. Também nesta época, a sensação térmica se eleva, o que aumenta ainda mais o calor. No entanto, os reservatórios devem se recompor durante o período e pode haver aumento no nível dos rios, mas não há previsão que tudo volte 100% ao normal.

O verão vai até o dia 20 de março, quando começa o outono em todo o hemisfério sul do planeta.

Pontos moeda