10 anos dentro de apenas um

PALAVRA DO MERCADO com BRUNO WEIGERT

“O Prêmio Marcas Ícones é um grande selo de qualidade para o mercado de comunicação local, que valoriza as marcas que possuem uma comunicação eficiente e que fazem a diferença no Espírito Santo. Premia também toda a dedicação do time que está no dia a dia responsável pelo planejamento e pela execução do plano de trabalho das principais empresas atuantes do estado”, considera o CEO da Fire Marketing e Comunicação, Bruno Weigert.

Para ele, as agências cumprem um papel fundamental na construção de marcas memoráveis, afinal, com uma visão de mercado mais ampla, trabalho investigativo e ferramentas à disposição, é possível planejar, desenvolver, executar e acompanhar o desenvolvimento das empresas, gerando resultados práticos que garantem a sustentabilidade do negócio. “O trabalho de uma agência é 100% baseado alinhamento de objetivos, pesquisa e planejamento”, diz. Veja mais neste bate para o caderno especial de Marcas Ícones.

 

Marcas Ícones está comemorando 10 anos, e essa década de celebração coincide com um momento muito desafiador, já que ainda estamos vivendo a pandemia. Num momento como este, qual o papel de uma premiação como Marcas Ícones? E qual o papel da boa comunicação para vencer os desafios que foram impostos pela pandemia?

Valorizar toda a cadeia criativa e de produção de conteúdo do mercado de comunicação do Espírito Santo. O reconhecimento da marca estará sempre atrelado à qualidade do produto ou serviço comercializado. A comunicação de qualquer marca hoje precisa ser dinâmica e “viva”. Antecipar-se às situações e posicionar-se adequadamente é o segredo para estar cada vez mais próximo do seu público.

Com foco cada vez mais na segmentação do público e investimentos mais robustos no ambiente digital, podemos ajustar uma “nova rota” com mais agilidade no desenvolvimento do trabalho e sempre baseado nos insights colhidos por meio da mensuração de resultados da campanha em tempo real. E, a partir dos testes realizados diariamente na mídia em veiculação, vamos realizando os ajustes necessários nas mensagens, canais, tipos, formatos das peças.

 

CEO da Fire Marketing e Comunicação, Bruno Weigert.

Que atributos caracterizam uma marca ícone? O que a marca deve ser e a empresa deve fazer para ser memorável? 

Ícone é aquela marca que comunica e se posiciona sempre de forma verdadeira, conforme seus princípios e valores, com clareza e eficiência e, ao mesmo tempo, entende o comportamento e procura estar sempre ao lado do seu consumidor. A marca, necessariamente, precisa desenvolver e promover conteúdos inteligentes, com ações focadas no relacionamento a longo prazo com os seus clientes.

 

Lembrança se reflete em preferência e consumo? Ser a mais consumida é algo natural de uma marca memorável?

Entendo que o primeiro objetivo de uma ação de comunicação é criar reconhecimento e preferência e, consequentemente, facilitar o processo de fidelização da marca. Quanto maior a lembrança, maior a chance de o produto ser consumido. Um posicionamento de marca eficiente sempre facilitará a tomada de decisão de compra de um determinado produto no PDV. O que torna uma marca memorável é a sua fidelização, a longo prazo, junto ao seu público.

 

Falando um pouco do mercado, quais foram os desafios destes tempos também para as agências no trabalho com a comunicação dessas marcas?

O maior desafio é estar sempre atualizado, e 2020 foi um ano de muita adequação e aprendizado. Nos adaptamos ao modelo de trabalho home office e reinventamos o nosso modelo operacional com novas ferramentas e soluções de mídia com foco em performance digital. Hoje, com todos os ajustes realizados na rotina da equipe da agência e nos processos operacionais, temos condições de entregar uma solução mais ágil e completa em nossos projetos.

Além disso, em 2020, aceleramos 10 anos em 12 meses. O digital já é uma realidade. Não é mais um complemento, que deve ser tratado à parte. Em muitas campanhas, já é o meio principal. Entendemos que o trabalho da agência hoje é focado em performance, com a aferição cada vez mais detalhada das ações e campanhas. Aferir melhor para gerar mais resultado. Testar e ajustar diariamente tudo que for possível para sermos mais assertivos em nossas estratégias.

Hoje oferecemos soluções digitais que utilizam inteligência artificial para comprar, mensurar, detalhar a entrega da mídia digital contratada, além de sugerir, de forma automática, melhorias na execução da campanha. O vídeo como ferramenta de campanha, com cada vez mais engajamento e alcance, é a bola da vez, principalmente, em formatos verticais para o mobile.