Arroz Sepé é o mais lembrado e um dos top of mind de Marcas Ícones

A despeito do período desafiador pelo qual o mundo inteiro tem passado, os últimos meses têm sido positivos para a Sepé. Em 2020, houve recorde de produção de arroz, atingindo a marca de mais de 4,5 milhões de fardos industrializados do grão. Atualmente, a marca está presente em 13 estados brasileiros, sendo encontrada em grandes redes de supermercados e também em pequenos comércios locais.

“O Espirito Santo é a segunda casa do Arroz Sepé, pois, além de ser um dos primeiros estados no qual iniciamos a comercialização, temos um relacionamento muito positivo com os nossos clientes e consumidores. Atendemos todo o estado com toda nossa linha de produtos, que soma mais de 1,7 milhão de fardos de arroz comercializados só no ano passado no Espírito Santo, atingindo em média um consumo de 40% da população”, ressalta o diretor financeiro e comercial da Cotrisel, empresa detentora da marca, Pedro Milton Bolzan de Franceschi.

Tanta consideração pelo Espírito Santo só poderia se reverter em lembrança de marca, e por aqui o arroz Sepé foi o mais lembrado na pesquisa Marcas Ícones em todas as vezes em que a categoria foi pesquisada.

 

Este é o 10º ano de Marcas Ícones, o 9º que a categoria é pesquisada e o 9º que a empresa vence na categoria Arroz, sempre com índices altíssimos de lembrança. O que essa lembrança representa para a empresa?

PMBF: Para a empresa representa que estamos no caminho certo, trabalhando e cumprindo o nosso propósito, que é levar qualidade para a mesa dos nossos consumidores. Ser reconhecido há nove anos nessa importante premiação é gratificante, nos motiva diariamente a buscar melhorias para o Arroz Sepé, pois queremos continuar fazendo parte da vida das famílias capixabas.

 

Arroz Sepé também foi top of mind em todos estes anos, com índices de lembrança que surpreendem até mesmo fora da sua categoria. Qual o sabor de ser não apenas uma marca lembrada, mas também top of mind na pesquisa?

Toda marca trabalha pensando em chegar ao topo, com a gente não é diferente. O sabor desse reconhecimento é gratificante, ainda mais quando lembramos que por trás dele há muitas mãos que trabalham diariamente para que o produto chegue com qualidade na mesa dos consumidores, que são os responsáveis por nos presentear com essa conquista.

 

O que faz as pessoas se lembrarem da marca Sepé no segmento Arroz?

Além da qualidade do nosso produto, que é o fator primordial, procuramos estar sempre atentos às mudanças, nos modernizando, estando junto ao consumidor, proporcionando a ele uma experiência positiva e mostrando que o arroz pode ser a estrela do prato dele e não somente um acompanhamento.

 

O que o Arroz Sepé faz para ser constante na memória do consumidor?

Queremos que o Arroz Sepé, mesmo com mais de 40 anos de experiência no mercado, seja visto como um produto atual. Sabemos que muitos de nossos consumidores atuais cresceram cantando e escutando “Arroz é Sepé, como é bom, que bom que é” e queremos seguir trazendo para a memória deles aquele gosto da casa de avó, dos almoços em família, porém com novos produtos, praticidade para o dia a dia e cada vez mais qualidade.

 

Ao longo destes 10 anos, muita coisa mudou. Quais foram os desafios da última década e como eles foram superados?

Nos últimos 10 anos houve inúmeras mudanças. Se formos analisar, as mudanças tecnológicas foram gigantescas. Para a Cotrisel, que é a indústria responsável pela fabricação do Arroz Sepé, diversos processos mudaram, houve a construção de novas estruturas, otimização de processos, aquisição de novas máquinas, profissionais com cada vez maior conhecimento e competências. Para o Arroz Sepé, podemos elencar a entrada em novos mercados, a abertura de espaço, a competição com novas marcas que surgem diariamente, o trabalho de logística aprimorado e o investimento em comunicação e marketing, que são algumas das estratégias para crescer e, ao mesmo tempo, manter os nossos laços firmes nos estados em somos reconhecidos, como o Espirito Santo.

 

O que é ser uma marca memorável para o Arroz Sepé? Que atributos uma marca precisa ter para se tornar ícone?

Ser uma marca memorável para nós é ganhar a confiança do consumidor, criar uma lembrança positiva na mente deles. Para se tornar um ícone é necessário manter o que já é de confiança, mas sempre buscar uma constante evolução, saber se reinventar, acompanhar as mudanças tecnológicas e estar próximo, é o que temos feito durante estes anos, para ser uma marca reconhecida e lembrada pelo público.

 

Qual o papel da comunicação e do marketing para a construção de uma marca memorável?

A comunicação e o marketing são as formas que podemos usar para chegar em todos os lugares. São ferramentas que nos colocam em contato com nossos consumidores em diversos cantos do país, sendo canal direto para importantes mudanças. É através desses canais que ouvimos sugestões, mostramos nosso produto, criamos conteúdos, é um mundo que nos permite não vender somente arroz, mas sim vender experiências, cuidado, credibilidade e mostrar que todo arroz é arroz, mas que o melhor é o Sepé.

 

Comente um pouco sobre como foi o período de pandemia para a empresa, que efeitos isso teve no negócio e de que forma foi possível pensar em novas estratégias para se manter e até mesmo se fortalecer no mercado.

Estamos há mais de um ano convivendo com este cenário, que é desafiador a cada dia que passa, mas que nos possibilitou pensar novas formas de trabalhar e crescer em novas áreas. Como empresa, estamos com cuidados redobrados, no momento com todos os colaboradores já vacinados, o que nos dá uma segurança a mais e a confiança de que em breve as coisas vão se normalizar. Temos certeza de que o nosso comprometimento com o abastecimento de alimento no país é uma das formas de manter a referência, apesar de anos atípicos. Nossas industrias seguiram todos os protocolos de segurança em relação à pandemia de Covid- 19, não paramos os processos de produção. Além desses fatores, realizamos novos investimentos em equipamentos para aumentar a qualidade, temos nos preocupado em estar mais próximos das pessoas, por isso estamos apostando em estratégias de marketing, que vem a cada dia se tornando uma importante ferramenta, nos auxiliando a divulgar a marca no mercado, abrindo portas para novas parcerias, crescendo nas mídias digitais, apoiando artistas e focando em ações que beneficiem a população.

 

E quais são as expectativas para o segundo semestre de 2021 e 2022? O que vem pela frente?

Para o próximo semestre, pretendemos evoluir em algumas negociações, além de colocar em prática novos projetos digitais do Arroz Sepé, como o novo site da marca, que está sendo remodelado. O próximo ano ainda é cheio de incertezas, mesmo que já tenhamos esperança do fim da pandemia, devido à vacinação, tudo ainda é muito incerto. Estamos estudando uma repaginação em nossa marca, seguimos pesquisando novos mercados, buscando modernização na indústria para melhoria da qualidade e também estamos estudando aumentar nossa linha de produtos nos próximos anos.

 


 

 

Arroz com camarão capixaba

Para provar que o arroz pode sim ser a estrela do prato, o Arroz Sepé convidou a apresentadora de Marcas Ícones, Aghata Avanza, para preparar uma receita super especial de arroz com camarão capixaba. Arroz Sepé e Espírito Santo juntos, o resultado só pode ser maravilhoso. Acompanhe.

 

Ingredientes

– 4 colheres (sopa) de azeite
– 1 colher (sopa) de óleo de urucum
– 4 dentes de alhos socados
– 6 tomates médios cortados em cubos
– 2 cebolas médias cortadas em cubos
– 1/2 xícara (chá) de coentro picado
– Sal a gosto
– 1 kg de camarões descascados e limpos
– 1/2 xícara (chá) de leite de coco
– 1/4 xícara (chá) de ervilhas
– 1/4 xícara (chá) de milho verde
– 1/4 xícara (chá) de azeitonas verdes ou pretas picadas
– 6 xícaras (chá) de Arroz Sepé Bianco cozido
– 2 palmitos cortados ao meio
– 4 fatias de tomate
– Queijo parmesão ralado a gosto

 

Modo de preparo

Em uma panela grande, refogue o azeite, o óleo de urucum e o alho. Adicione os tomates, a cebola, o coentro picado e o sal. Misture na mesma panela os camarões, o leite de coco, as ervilhas, o milho verde e a metade das azeitonas. Tampe a panela e cozinhe por 10 minutos.

Acrescente o arroz e faça a decoração com o palmito, as azeitonas e as fatias de tomates cortadas a meio. Sirva com queijo parmesão ralado.