Grupo Águia Branca: um grupo de marcas fortes, reputação e conceitos inovadores

O Grupo Águia Branca, um dos mais lembrados no segmento Grupo Empresarial da pesquisa Marcas Ícones, tem atuação tradicional e diversa no mercado. Na Divisão Passageiros, há a Viação Águia Branca, a primeira empresa do grupo e que se transformou numa das maiores de transporte rodoviário do país; a Aguia Flex, pautada em uma experiência 100% digital, e o Squad, plataformas de mobilidade e viagens personalizadas que conecta pessoas aos principais eventos do país.

Na Divisão Logística, as representantes são a Vix Logística, especializada em soluções logísticas customizadas e considerada uma das maiores do setor no país; a Autoport, que atua em quase todo o território nacional e Mercosul, possuindo bases operacionais estrategicamente localizadas e uma frota completa que movimenta milhares de veículos por mês; a Let´s, referência no segmento de terceirização e gestão de frotas, e o V1, serviço de transporte por aplicativo que se consolidou no mercado por seus diferenciais, que incluem frota própria e motoristas profissionais treinados.

Já a Divisão Comércio reúne o maior número de empresas, possuindo, atualmente, 52 operações das marcas Toyota, Mercedes-Benz Automóveis e Caminhões, Jeep, Chrysler, Dodge e RAM, que estão presentes nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

No segmento socioambiental, destaque para a Reserva Ambiental Águia Branca, em Vargem Alta, região das montanhas do Espírito Santo; a Amigab, o antigo programa de voluntariado que foi remodelado e acaba de ser relançado, como um programa de engajamento social; e a AB Energias Renováveis, primeiro consórcio privado para geração de energia solar do Espírito Santo e também o primeiro projeto voltado à geração de energia.

“Imagino que somos lembrados pelo fato de representarmos marcas fortes, de reputação e com conceitos inovadores. Não por focarmos apenas em negócios, mas termos uma atuação na direção da responsabilidade socioambiental”, avalia o presidente do Grupo Águia Branca, Renan Chieppe.

 

Mais uma vez o Grupo Águia Branca aparece como um dos lembrados na categoria Grupo Empresarial na pesquisa Marcas Ícones. O que essa lembrança representa para a empresa?

RC: Quem não gosta de ser lembrado, de ser reconhecido? Reconhecer, lembrar de algo ou alguém nos remete ao ato de valorizar uma característica, competência, habilidade ou talento. Nesse sentido, como presidente do Grupo Águia Branca, digo que nos sentimos muito honrados. Esse sentimento de gratidão e de honra seria o mesmo em qualquer edição do Marcas Ícones, mas devo admitir que receber a notícia em 2021, ano que comemoramos 75 anos, dá um gostinho ainda mais especial.

 

O que o Grupo Águia Branca faz para estar na memória do consumidor?

As empresas têm que estar prontas para ir além do que os clientes procuram, principalmente diante do mercado atual, fortemente impactado pelas transformações digitais. Diante disso, defendemos o seguinte: precisamos trabalhar não só para manter a qualidade dos aspectos básicos dos serviços que prestamos. É necessário ir além e encantar nossos clientes. E eles precisam saber o quanto são importantes para nós!

 

Ao longo da última década, quais foram os desafios e como eles foram superados?

A última década foi a mais desafiadora para as empresas e também para as pessoas. Foi a década da velocidade, com mudanças em ritmo ultra-acelerado, um período marcado pela necessidade de nos reinventarmos. A inovação passou a ser ferramenta de sobrevivência dos negócios, um desafio que ainda persiste e que veio para ficar. Inovar, no sentido de fazer melhor, é fundamental para as empresas. No Grupo Águia Branca, percebemos esse momento e temos trabalhado muito nesse sentido porque o grupo completou 75 anos em julho e nossa meta é fincar as bases para um maior crescimento, para uma nova jornada. Fora isso, a década ainda teve o desafio da pandemia, com efeitos tão conhecidos por todos nós.

 

O que é ser uma marca memorável para o Grupo Águia Branca? Que atributos uma marca precisa ter para se tornar ícone?

Uma marca memorável é aquela que consegue criar uma lembrança positiva na mente de seu público, de modo que seja lembrada e considerada num momento de compra. Esse é um conceito básico de mercado. Mas para criar essa lembrança positiva é preciso algumas estratégias. Vou citar três que considero fundamentais.

A primeira é definir posicionamento de marca. Quem quer ser lembrado precisa saber sua história, propósito e valores, valorizar sua cultura organizacional. No Grupo Águia Branca, temos o propósito de “mover o mundo com excelência e respeito às pessoas”, e nossos valores estão muito bem alinhados: integridade e confiança, relacionamento, evolução e segurança.

A segunda é manter bom relacionamento com seus clientes. Não é à toa que relacionamento é um de nossos valores. Além de ser conhecido pela história marcada por trabalho, empreendedorismo e inovação, o Grupo Águia Branca não perde o foco na cultura baseada em parcerias duradouras e bom relacionamento. Tanto uma quanto a outra permeiam nossos 75 anos e têm ligação direta na boa reputação construída ao longo destes anos.

E a terceira, mas não menos importante, é o foco em pessoas. Além do propósito e dos valores, temos nossos pilares de gestão – pessoas, estratégia e inovação. Existem muitas formas de motivação e, particularmente, eu creio que a mais eficaz é quando você, em suas ações do dia a dia, demonstra respeito às pessoas. Em todos os meus pronunciamentos para o time, eu sempre repito que, sem a menor dúvida, o mais importante desses pilares é o primeiro. Afinal, são as pessoas que movem a empresa para bons resultados, são as pessoas que fazem a diferença e são as pessoas que movem o mundo.

 

Qual o papel da comunicação e do marketing para a construção de uma marca memorável?

Antes de falar, especificamente, sobre a importância da comunicação na construção de uma marca memorável, quero destacar que o ato de comunicar é inerente a qualquer ser vivo. E nossa sociedade passou por tantas mudanças que saber comunicar tornou-se essencial não somente para as pessoas, mas sobretudo para as empresas. Some-se a isso o fato de que a comunicação empresarial está configurada como uma área estratégica dentro das organizações, pois, por meio dela, as companhias conversam com seus públicos de diferentes formas e utilizando diversas ferramentas. E esse trabalho é feito justamente pelos profissionais que atuam nas áreas de comunicação e marketing. Quer definir posicionamento? Quer estratégias? Quer falar com os públicos de interesse? Quer novos leads e convertê-los em vendas? Quer usar e abusar da linguagem, redes e formatos corretos? Ninguém melhor para ter ao seu lado do que os profissionais de comunicação e marketing.

 

Comente um pouco sobre como foi o período de pandemia para a empresa, que efeitos isso teve no negócio e de que forma foi possível pensar em novas estratégias para se manter e até mesmo se fortalecer no mercado.

A pandemia ainda nos desafia. O Brasil e o mundo tiveram que reaprender muito. As empresas passaram a operar de maneira diferente, a começar pelo formato home office. Falando especificamente de nossas divisões de negócios, a Viação Águia Branca foi muita afetada nos primeiros meses da pandemia, ficando praticamente impossibilitada de operar no período mais crítico, quando alguns estados suspenderam as viagens intermunicipais e interestaduais. Aos poucos, o quadro foi melhorando e hoje a empresa está operando na faixa dos 60% daquele patamar anterior à Covid-19. Nossa prioridade nesse período foi garantir a segurança de todos – e costumamos dizer aqui no grupo que segurança é uma obsessão para nós! Então, implementamos todos os protocolos necessários à segurança de passageiros e colaboradores. No tocante aos outros negócios do Grupo, nas áreas de logística e comércio de veículos, os impactos foram menores. Mas, no geral, este período da pandemia foi e continua sendo de muito aprendizado.