Guarapari: mar, montanhas e infraestrutura para o turismo

Capital do turismo capixaba, Guarapari, reconhecida nacionalmente por suas praias, também tem muito a oferecer em sua região de montanhas. A 15 minutos do centro, seu clima,  trilhas, cachoeiras, agroindústrias, cafeterias, choperias, cafés coloniais e restaurantes encantam os turistas que buscam muito verde e mata preservada.

O roteiro mais procurado no interior é a Rota da Ferradura, que interliga a BR-101 às comunidades de Buenos Aires, Boa Esperança e Arraial de Jabuti. São diversas opções gastronômicas para um almoço em família, um encontro com amigos na cervejaria artesanal, uma boa cachaça ou até mesmo saborear um bom café colonial com delícias da região. Tudo isso ouvindo o barulho da água e o cantar dos passarinhos num ambiente cercado por uma deslumbrante mata verde.

Um dos principais pontos turísticos da região é a Cachoeira do Barbudo, na comunidade de Buenos Aires. Nessa comunidade também há um mirante, de frente à Pedra do Elefante, de onde se pode ter uma das vistas mais lindas do estado, o encontro das montanhas com o mar.

“Temos realizado grandes investimentos na cidade e no campo. Guarapari está em pleno desenvolvimento e tem um potencial turístico enorme. Aqui não é um cenário somente de belas praias, mas de uma região de montanhas que tem encantado cada vez mais pessoas e não fica atrás de qualquer outro ponto turístico de inverno do Espírito Santo”, ressalta o prefeito de Guarapari, Edson Magalhães.

 

Praias

Conhecido mundialmente por suas praias, o município de Guarapari, todos os anos, é destino certo para turistas do Brasil e do mundo. São mais de 54 praias, entre elas, a Praia do Morro, que é, sem dúvida, a mais conhecida do estado e foi toda revitalizada, oferecendo mais conforto aos frequentadores.

Guarapari também é conhecida por suas areias monazíticas, presentes principalmente nas praias da Areia Preta e de Meaípe. Já quem prefere lugares badalados não pode deixar de conhecer a região da Enseada Azul. Peracanga, Bacutia e Guaibura. Entre outras praias de destaque estão a dos Namorados, a da Castanheira e as Três Praias.

 

Infraestrutura para o turismo

Neste mês de setembro, o município de Guarapari completa 130 anos e tem muito o que comemorar. Mesmo diante da pandemia, a cidade não parou e a Prefeitura de Guarapari continuou trabalhando para deixar a cidade ainda mais bonita, realizando diversas obras de infraestrutura, com o objetivo de oferecer mais conforto e qualidade de vida aos moradores e turistas.

“Guarapari merece todos os investimentos recebidos para o fortalecimento do turismo. Tenho muito orgulho de ser o prefeito de Guarapari, uma cidade cheia de encantos naturais e que está ficando cada vez mais bonita”, ressalta Edson.

Entre as obras realizadas e em andamento estão uma porta de entrada, a Extensão da Avenida Paris, que já foi inaugurada e é uma das maiores obras de infraestrutura e mobilidade urbana da cidade. As orlas da Praia do Morro, de Santa Mônica e Prainha de Muquiçaba   ganharam reforma e agora contam com uma estrutura moderna, que trouxe mais conforto para quem ama Guarapari.

O Hospital Cidade Saúde, cujo projeto está em andamento, atenderá toda a população do município, bem como os turistas que estiverem em Guarapari e será referência na região, trazendo importantes avanços e melhorias para a saúde pública da cidade.

A Praia de Meaípe está sendo revitalizada, e o local contará com uma rua de lazer, onde acontecerá o primeiro festival gastronômico de frutos do mar. Também já foram inauguradas a Praça da Paz e a Praça de São Pedro da Prainha. Agora serão inauguradas a praça da Praia das Virtude e a do centro da cidade.