Jardim da Paz: empatia, dignidade e respeito na hora da despedida

O Jardim da Paz é pioneiro em trazer ao estado o conceito de cemitério-jardim, contando, desde então, com a confiança dos capixabas. É uma empresa sólida, que investe em pessoas, e nas mais modernas técnicas do setor. Há cinco anos, inaugurou também um crematório com o que há de mais moderno e está a cada dia crescendo nesse serviço.

“Estamos com um projeto de formação da nossa equipe atual, remodelando nossos processos, o que é muito importante, pois trabalhamos sempre com urgências, 24 horas, todos os dias da semana. Estamos revendo nosso planejamento estratégico e de Marketing, para levar a sociedade capixaba inovação e um serviço acolhedor e empático”, salienta a gerente executiva do Jardim da Paz, Renata Duarte.

 

Este é o 10º ano de Marcas Ícones, o quinto que a categoria Cemitério é pesquisada e o segundo que a empresa vence. O que essa lembrança representa para a empresa?

RD: Sermos lembrados aumenta nossa responsabilidade com a sociedade e é por isso que nos dedicamos fortemente para oferecer aos nossos clientes um atendimento diferenciado e um serviço adequado às necessidades de cada família.

 

O que faz as pessoas lembrarem-se do Jardim da Paz no segmento Cemitério?

Estamos no mercado há 39 anos e sempre acolhemos cada família enlutada com muita empatia, proporcionando uma despedida digna e respeitosa. Por causa desse cuidado, recebemos a credibilidade da sociedade capixaba. Nós cuidamos de um momento de vulnerabilidade na vida das pessoas. E prestamos um serviço humanizado em todas as etapas, apoiando o cliente no processo de decisão.

Quais foram os desafios da última década e como eles foram superados?

Nossa atividade fim é o sepultamento, e, diferentemente de muitos outros segmentos, não fomos tão impactados pelas grandes mudanças tecnológicas. Nosso maior desafio é, como toda empresa de serviços, o atendimento. Manter um atendimento cordial, fraterno e adequado requer treinamento e formação constante da equipe, sendo nossa principal atenção.

 

O que é ser uma marca memorável para o Jardim da Paz? Que atributos uma marca precisa ter para se tornar ícone?

Não nos esquecemos das nossas vivências, das nossas experiências, principalmente quando tocam nosso coração e que, de tão especiais, ficam gravadas na memória. Uma marca precisa tocar o coração e a mente. Precisa fazer daquela vivência algo inesquecível. No nosso caso, a despedida de um ente querido precisa ser marcada pela tranquilidade, facilidade, segurança, conforto e acolhimento.

 

Comente um pouco sobre como foi o período de pandemia para a empresa. O que a pandemia significou para o Jardim da Paz?

A pandemia impactou todos nós, infelizmente. No Jardim da Paz, tivemos momentos de profundas alterações no cotidiano da empresa. Temos uma equipe engajada que se superou para manter a qualidade dos serviços com mudanças bem relevantes no processo, como o apoio às famílias que precisaram se adaptar a velórios mais curtos ou até mesmo à ausência do velório. Ainda assim, pudemos proporcionar ao ente falecido a merecida despedida digna e respeitosa.