Pesquisa Marcas Ícones: há 10 anos revelando marcas que são referência em seus segmentos

“Que marca lhe vem à cabeça quando se fala em…?”

A pergunta, da pesquisa Marcas Ícones, foi repetida ao longo de 10 anos para uma amostra da população do Espírito Santo com o objetivo de construir, ano a ano, um retrato da lembrança e preferência do público consumidor do Espírito Santo. Hoje consolidada no mercado como um dos mais importantes estudos de top of mind, Marcas Ícones ajuda empresas e profissionais de marketing a construírem caminhos, reputações, valores e posicionamentos que uma marca precisa ter para ser lembrada por consumidores exigentes, responsáveis e expostos a cada vez mais conteúdos.

Em 10 anos, Marcas Ícones evoluiu, mas mantendo as características que a tornaram uma espécie de termômetro e bússola para o mercado em relação às estratégias de divulgação e comunicação das empresas. Categorias surgiram, por demanda dos próprios tempos, e outras deixaram de ser pesquisadas, também porque não serviam mais à contemporaneidade. Especialmente a pesquisa de 2021 foi a mais desafiadora do ponto de vista do contexto social: nela, as entrevistas para a construção da vitrine de marcas ícones foi realizada no meio da pandemia, quando, por força do momento, os desafios para marcas, empresas e mercado foram ainda maiores, exigindo novas estratégias e posicionamentos.

“A marca é o ativo mais importante de uma empresa. Por meio de marcas fortes, as companhias podem valorizar seus produtos e serviços no mercado. Quando as pessoas reconhecem uma marca é porque ela é forte”, sinaliza o diretor-executivo da Rede Vitória, Geraldo Vimercati. Nos seus 10 anos, pode-se dizer que Marcas Ícones não apenas tem revelado marcas fortes, mas, sim, ajudado em suas construções, afinal, a Rede Vitória está sempre de portas abertas tanto para marcas que já são memoráveis por suas histórias, tradição e autenticidade quanto para aquelas que desejam ser por meio de estratégias assertivas de divulgação.

 

Curiosidades
Ao longo dos 10 anos de pesquisa Marcas Ícones, apenas uma empresa, a capixaba Sal Globo esteve em todos os top of mind, com índices altíssimos de lembrança de marca. Vivo, Garoto e Sepé estiveram em nove pódios; Coca-Cola, em sete, e Regina, em quatro.

Outro ponto que chama muito a atenção é que marcas locais têm uma força incrível em Marcas Ícones, e a preferência das pessoas pelo que é da terra é facilmente identificada nos resultados. Apesar de haver, em determinados segmentos, marcas muito fortes em nível nacional, as regionais têm prioridade para o consumidor capixaba.

 

Entrega da premiação em grande estilo
Até o ano de 2019, o prêmio Marcas Ícones era entregue às empresas vencedoras em uma grande celebração em importantes cerimoniais de Vitória. A festa de valorização das marcas mais lembradas contava com a presença de autoridades, representantes da Record TV e até mesmo celebridades.

Em 2015, a então apresentadora do Domingo Espetacular e atualmente do Fala Brasil, Thalita Oliveira, esteve presente na festa para fazer a apresentação do prêmio e entrega dos troféus. Em 2017, a convidada especial para essa função foi Juju Salimeni, à época apresentadora do programa Legendários. A atriz Larissa Maciel foi a mestre de cerimônias em 2018.

A partir de 2020, em decorrência da pandemia do coronavírus, uma nova metodologia de entrega da premiação foi adotada, mas com valorização ainda maior das marcas vencedoras. A partir da apresentação dos resultados da pesquisa, os dirigentes das empresas recebem o troféu de Marcas Ícones em suas sedes, junto a seus colaboradores. A visita é um momento de estreitar o relacionamento com a Rede Vitória e também produzir os materiais que são veiculados na rede, como os Golden breaks, e produzir as fotos oficiais. A dinâmica, embora surgida como alternativa em decorrência do momento pandêmico, foi incorporada e será usada também na edição de 2021.

Veja a galeria de melhores momentos de 2020:

Melhores momentos 2020

 

Estratégias de divulgação
As marcas mais lembradas na pesquisa Marcas Ícones sempre obtiveram como contrapartida por suas vitórias espaço mais do que especial entre os veículos da Rede Vitória. TV Vitória, jornal on-line Folha Vitória e rádios Joven Pan e Pan News são parte da estratégia de divulgação das mais lembradas. Além disso, é veiculado um programa especial com as histórias das marcas que não saem da cabeça do consumidor e também entrevistas com seus gestores, destacando a importância de ser uma marca líder e

como se tornaram líderes em seus segmentos. Há ainda um caderno especial do projeto Marcas Ícones no Folha Vitória.

Outro veículo inteiramente dedicado ao prêmio é a Revista Marcas Ícones, que, há 10 anos, traz não somente as histórias das empresas e marcas mais lembradas, mas também artigos de players do mercado, entrevistas com especialistas e outras análises, além de explicar a metodologia da pesquisa e comparar os percentu

ais dos três primeiros colocados no ano atual e no anterior.