Regina: aos 80 anos, a marca mais lembrada há 10

No ano em que completa 80 anos de uma história marcada pela tradição e excelência, a Buaiz Alimentos, detentora da marca Regina, está implementando diferentes projetos que buscam ampliar eficiência e produtividade, com modernização de estruturas e investimentos em novas áreas para futuras expansões. O crescimento sustentável da empresa segue ancorado em um planejamento de longo prazo, que permitirá a implantação de novos projetos, com foco na conquista de diferentes mercados e frentes de trabalho.

“Com foco na modernização da estrutura, estamos iniciando, por exemplo, a restauração, reforma e revitalização dos silos para armazenamento da farinha de trigo, localizados no centro de Vitória, tornando ainda mais moderno o nosso parque industrial. Além disso, nossos investimentos em tecnologia têm sido permanentes e buscam inserir, cada vez mais, a Buaiz Alimentos dentro da indústria 4.0. Esses investimentos caminham juntos com as novidades que estamos programando para nossos consumidores, como o desenvolvimento e a modernização do design da linha industrial de farinha de trigo Regina, a inclusão do selo comemorativo de 80 anos em todas as embalagens dos produtos da linha doméstica e o lançamento de novos produtos e sabores na linha de mistura para bolos”, destaca a diretora-geral e vice-presidente da Buaiz Alimentos, Eduarda Buaiz.

 

Este é o 10º ano de Marcas Ícones, e a marca Regina foi a mais lembrada em todas as edições da pesquisa nas categorias Farinha de Trigo e Mistura para Bolo. O que essa lembrança representa para a empresa?

EB: Demonstra a força de uma marca construída com base em uma relação de confiança e de afeto com seus clientes. Somos uma empresa inserida no dia a dia dos capixabas, fazemos parte da história do nosso consumidor. Nossos produtos estão presentes em muitas receitas de família, atravessando gerações. Considero que esse sucesso e essa posição de destaque há dez anos na pesquisa Marcas Ícones é a combinação da tradição e da excelência de nossas marcas e dos nossos produtos, além de dos investimentos em pesquisa e inovação.

 

O que faz as pessoas se lembrarem de Regina nesses segmentos?

A marca Regina carrega atributos que somam tradição, confiança, excelência e inovação. Ao escolher por um produto Regina, o consumidor está escolhendo produtos em que ele confia, que admira e pelos quais tem uma relação afetiva. A lembrança é resultado de um trabalho contínuo com foco no crescimento e na incorporação de tecnologias ao processo de produção, além da renovação de embalagens e design, acompanhando tendências e novos hábitos de consumo. Isso permite que os produtos Regina estejam inseridos no dia a dia das famílias, que buscam qualidade, mas também produtos diferentes, com novos sabores e novas propostas, nas prateleiras dos supermercados.

 

O que a Buaiz Alimentos faz para suas marcas estarem sempre na memória do consumidor?

A Buaiz Alimentos tem uma história de 80 anos. São oito décadas de muita dedicação para entregar os melhores produtos para nossos clientes. Manter investimentos em inovação – seja de embalagens, de comunicação e de produtos – alinhados às novas tendências de mercado, faz parte da estratégia da nossa empresa, que vem renovando o portfólio de produtos ao longo dos anos. Estamos na memória do consumidor e atravessamos gerações justamente porque acompanhamos as mudanças de hábitos e de comportamento do consumidor e conseguimos desenvolver novos produtos. Um exemplo é a farinha de trigo Regina, que se mantém jovem, sendo uma marca tradicional. A Buaiz Alimentos sempre colocou o seu consumidor como o centro de suas decisões e essa proximidade garante longevidade à marca.

Outro aspecto importante é a parceria que a Buaiz Alimentos mantém com diferentes públicos, desde o consumidor final, passando por profissionais que utilizam os nossos produtos, como as confeiteiras, e as padarias. Temos estabelecido uma relação de confiança e de troca ao longo de anos, o que reforça a qualidade dos nossos produtos e o resultado deles no desempenho de seus negócios.

 

Quais foram os desafios da última década e como eles foram superados?

A última década foi marcada por mudanças na relação de consumo, demandando das empresas não só a excelência em seus produtos, mas a habilidade de proporcionar uma experiência positiva a seu público e uma atitude cada vez mais comprometida com questões sociais, de sustentabilidade e de responsabilidade dos negócios. Sempre nos preocupamos com esses temas e isso nos ajudou.

Nos últimos anos, acumulamos investimentos de R$ 80 milhões em ampliação da nossa capacidade de produção, com construção de uma fábrica de mistura para bolo, uma recepção de grãos, um novo Centro de Distribuição, além de inovações em nossos processos. Também investimos em um projeto de mudança da nossa identidade visual, com novas embalagens. O desafio de crescer com responsabilidade se mantém firme em nosso dia a dia.

Além da ampliação na produção, a Buaiz Alimentos tem investido em uma consultoria robusta em gestão de pessoas junto ao Great Place To Work (GPTW), uma entidade global que desenvolve programas e certificação para companhias que buscam excelência no ambiente de trabalho. Conquistamos pelo segundo ano consecutivo o selo GPTW, o que nos reconhece como uma empresa com excelente ambiente de trabalho. O selo é apenas uma etapa de um projeto mais amplo que busca avanços em diversos aspectos internos, como clima organizacional, remuneração, benefícios, oportunidade de crescimento, infraestrutura, transparência na gestão e autonomia dos colaboradores. Acreditamos que as pessoas são corresponsáveis por essa história de sucesso. Esse desafio de apostar na nossa equipe e nos nossos talentos deve ser permanente.

 

O que é ser uma marca memorável para a Buaiz Alimentos? Que atributos uma marca precisa ter para se tornar ícone?

Como indústria de alimentos, a Buaiz Alimentos mantém o propósito de chegar com excelência à mesa dos capixabas e entregar, além de produtos de qualidade, uma experiência forte com a marca. A empresa atua em parceria com as comunidades e empreendedores locais, valorizando o que é da região e entendendo que seus produtos carregam essa essência e esses valores. Esse propósito, juntamente com a responsabilidade junto a colaboradores, parceiros e clientes, faz com que a Buaiz Alimentos seja uma marca memorável.

O vínculo que temos com as famílias e com o estado é muito forte e isso contribuiu para que sejamos uma marca ícone. Antes da pandemia, já tínhamos uma postura bem ativa em relação ao que queremos e ao que podemos fazer como uma empresa do segmento alimentício, seja como empregador, como fornecedor, como parceiro. A pandemia trouxe grandes desafios para a sociedade como um todo e veio reforçar nosso propósito.

 

Qual o papel da comunicação e do marketing para a construção de uma marca memorável?

Os constantes investimentos em comunicação, marketing e trade marketing e desenvolvimento de produto são parte fundamental nesse processo de fortalecimento da maca. A Buaiz Alimentos é uma marca construída com base em uma relação de confiança e de afeto com seus clientes, mas também reforçada com investimentos em marketing, pesquisa e inovação, acompanhando o ritmo e as tendências do segmento. Precisamos entender que é fundamental se adaptar às mudanças e as novas plataformas de comunicação, estreitando cada vez mais esse elo com nosso consumidor. Estar atento e ter timing certo para essas ações garantem o sucesso e a longevidade das marcas.

 

Comente um pouco sobre como foi o período de pandemia para a empresa, que efeitos isso teve no negócio e de que forma foi possível pensar em novas estratégias para se manter e até mesmo se fortalecer no mercado.

A pandemia trouxe grandes desafios para todas as empresas e para a sociedade como um todo. A indústria de alimentos, como um setor essencial, continuou operando normalmente, adotando todas as medidas e os protocolos das autoridades de saúde para garantir a segurança das nossas equipes e dos nossos produtos e para continuar chegando com qualidade na mesa do nosso consumidor.

Tivemos que nos reinventar em várias frentes para manter a relação com nossos clientes. Lançamos pelas redes sociais da Buaiz Alimentos uma programação de lives com geração de conteúdo de receitas pensando nas novas configurações das famílias, no novo momento em que as pessoas estão mais em casa e que estar junto ganha ainda mais sentido.

Criamos diversas ações para nos aproximar ainda mais dos nossos colaboradores, nosso principal ativo. Nosso olhar ficou ainda mais cuidadoso e buscamos adotar diferentes medidas para proteger as equipes e proporcionar um ambiente de trabalho acolhedor e seguro para quem atua na linha de frente.

Estreitamos ainda mais nossa relação e nossa parceria com as comunidades, ajudando em projetos de responsabilidade social e na doação de alimentos. Aderimos ao movimento Indústria do Bem, da Findes, e fizemos parceria com diversas entidades, doando mais de 20 mil quilos de produtos para compor cestas básicas que estão sendo doadas para famílias que moram em regiões da Grande Vitória com maior vulnerabilidade social.

Mantivemos nossas relações de parceria com clientes, como padarias e supermercados, buscando atender as demandas desse novo momento.