Senai: novos cursos técnicos, personalização e indústria 4.0

Ampliando as ofertas voltadas para a indústria 4.0, o Senai inaugurou recentemente o Instituto Senai de Tecnologia (IST) na antiga Unidade do Senai Vitória, onde desenvolve projetos integrando educação, inovação e tecnologia. A nova unidade visa a formar profissionais para o futuro da indústria, atendendo a essa nova necessidade. Os portfólios estão sendo ampliados na área de tecnologia da informação, novos cursos técnicos estão sendo lançados e, consequentemente, novos profissionais estarão em breve disponíveis para a indústria.

Além disso, o Senai está em constante contato com as indústrias do Espírito Santo para verificar suas necessidades e demandas de mão de obra para atuar proativamente na oferta de cursos para a comunidade nas modalidades e áreas mais demandadas em todas as regiões do estado.

Em outra frente, o IST tem atuado fortemente junto às indústrias com consultorias e mentorias em eficiência operacional para que as indústrias capixabas sejam cada vez mais produtivas e eficientes em um mercado global cada vez mais competitivo.

“O Senai forma profissionais no Espírito Santo há 69 anos, com qualidade e alinhado com as demandas da indústria, sendo, dessa forma, reconhecido pela marca forte que construiu neste período. O diferencial do Senai é proporcionar aulas práticas em todos os seus cursos, aliando teoria e maker, disponibilizando, assim, profissionais completos para o mercado de trabalho”, ressalta o diretor regional do Senai ES e superintendente do Sesi ES, Cláudio Marcassa.

 

Este é o 10º ano de Marcas Ícones e o Senai foi a empresa mais lembrada na categoria Curso Técnico Profissional sete, das oito vezes que a categoria foi pesquisada. O que essa lembrança representa para a empresa?

CM: Representa um grato reconhecimento pelo trabalho realizado pelo Senai, que busca promover a excelência na educação profissional e contribuir para o aumento da competitividade das indústrias do Espírito Santo.

 

O que faz as pessoas se lembrarem do Senai em seu segmento?

O Senai possui instalações com oficinas e laboratórios para uma aprendizagem sempre conectada à prática real do mercado. Formamos profissionais de qualidade, o que impacta na lembrança das pessoas e do mercado de forma geral.

 

Quais foram os desafios da última década e como eles foram superados?

Mudanças nos processos industriais, não apenas na produção, mas no perfil dos profissionais contratados pelas indústrias. Novas tecnologias surgiram, o que demandou capacitações mais específicas para os trabalhadores, bem como a valorização das soft skills, ou competências socioemocionais, o que representou também uma mudança na formação do profissional.

 

O que é ser uma marca memorável para o Senai? Que atributos uma marca precisa ter para se tornar ícone?

Ser uma lembrança positiva na mente dos seus consumidores, de modo que ela seja lembrada, apreciada e considerada no momento da escolha de um curso profissionalizante, é o resultado de muito trabalho do Senai ao longo dos seus 69 anos de história. Oferecemos qualidade do ensino e honramos com o compromisso de uma oferta de cursos conectada às demandas do setor industrial. O Senai acredita que uma indústria forte é formada por profissionais qualificados, inovadores e capazes de entregar produtos de maior valor agregado. Essa entrega faz com a marca Senai oficialize sua credibilidade na sociedade.

 

Qual o papel da comunicação e do marketing para a construção de uma marca memorável?

Para construir uma marca forte, como a do Senai, e fazê-la permanecer ao longo dos anos na memória da sociedade, é necessário saber gerenciar as experiências do público-alvo, comunicar seu propósito, seus valores e oferecer benefícios reais e diferenciados. Este é o papel estratégico da comunicação e do marketing do Senai: reforçar a marca por meio de histórias reais, com dados concretos da preferência da indústria em contratar egressos da instituição, e mostrando o que há de melhor em infraestrutura, prática e conhecimento por meio de tecnologias digitais.

 

Comente um pouco sobre como foi o período de pandemia para a empresa, que efeitos isso teve no negócio e de que forma foi possível pensar em novas estratégias para se manter e até mesmo se fortalecer no mercado.

A pandemia significou para o Senai uma mudança nos produtos comercializados, bem como na metodologia aplicada em sala de aula. Toda equipe pedagógica foi capacitada para utilização da plataforma Google for Education, os alunos receberam os acessos aos ambientes virtuais de aprendizagem e todo o processo foi remodelado para essa nova realidade. Simuladores, metodologias ativas e outros instrumentos foram utilizados para que o aluno pudesse ter as capacidades desenvolvidas, sem que houvesse prejuízo por não poder estar fisicamente presente em nossas unidades. Lançamos cursos de qualificação EaD, e também cursos técnicos EaD que ainda não faziam parte do nosso portfólio de produtos, além de ampliar o portfólio de cursos de tecnologia da informação em função da necessidade industrial.

 

Quais são as expectativas para o segundo semestre de 2021 e 2022? O que vem pela frente?

A partir do segundo semestre de 2021 continuaremos com as ofertas regulares do Senai, seguindo todas as orientações e protocolos de operação frente à Covid-19. Além disso, abriremos turmas nos novos cursos técnicos, diversas ofertas de cursos voltadas ao atendimento customizado às demandas das indústrias, bem como a consolidação dos produtos voltados para a indústria 4.0 e ampliação dos programas de aprendizagem industrial.

Tudo isso com o propósito de transformar vidas e impulsionar negócios para desenvolver o Espírito Santo.