Ser humana para ser memorável

PALAVRA DO MERCADO COM SAMANTHA VALLADÃO

A diretora de atendimento da Criativa, Samantha Valladão, acredita que a humanidade é o atributo das marcas aos quais os consumidores estão mais atentos, principalmente nos tempos atuais. Neste bate-papo para o caderno especial de Marcas Ícones, ela defende o pensar diferente e a adaptação em tempo real para que uma marca possa estar sempre na lembrança do seu público.

 

Marcas Ícones comemora 10 anos. Gostaria que falasse um pouco sobre a premiação e sua importância para o mercado, as agências e as marcas.

Eu acredito que o valor do Marcas Ícones não está apenas na premiação, mas no oferecimento de um estudo dedicado às marcas, que hoje a maioria não faz. Com a pesquisa em mãos, o cliente tem a possibilidade de rever vários pontos necessários para seu crescimento.

 

Essa década de celebração coincide com um momento muito desafiador, já que ainda estamos vivendo a pandemia. Num momento como este, qual o papel de uma premiação como Marcas Ícones? E qual o papel da boa comunicação para vencer os desafios que foram impostos pela pandemia?

O Marcas Ícones, mais uma vez, cumpre seu papel oferecendo ao mercado essa valiosa ferramenta e que, neste momento, será de total relevância para saber o que os consumidores percebem das marcas. Os desafios serão vencidos com uma comunicação clara, voltada para o consumidor, que está cada vez mais exigente.

Samantha Valladão – Diretora de atendimento da Criativa

 

Que atributos caracterizam uma marca ícone? O que a marca deve ser e o que a empresa deve fazer para ser memorável?

Uma marca inesquecível e única precisa ter qualidade e credibilidade, mas, além de tudo, ser humana e transparente.

 

Lembrança se reflete em preferência e consumo? Ser a mais consumida é algo natural de uma marca memorável? Ou nem sempre é assim?

Reflete, mas não somente. A marca precisa conquistar seu público de maneira ampla, ele precisa estar satisfeito com tudo o que ela faz. O cuidado com todos os pontos de contato é muito importante e, por isso, é também um trabalho que leva tempo e não é de um dia para o outro, é um processo longo.

 

Qual a importância das agências para a construção de marcas memoráveis?

A tarefa de construir uma marca forte e memorável é encarada como um dos maiores desafios de qualquer negócio, e as agências têm fundamental importância para fazer com que isso aconteça, acompanhar o que está dando certo e o que precisa ser repensado. No geral, tal acompanhamento é feito junto ao próprio consumidor, monitorando a evolução de suas percepções, hábitos e preferências, sejam elas conscientes ou não.

 

E quais foram os desafios destes tempos também para as agências no trabalho com a comunicação dessas marcas?

Mostrar a importância e relevância da marca neste momento tão diferente, no qual os consumidores estão mais atentos. Todos buscam marcas mais humanas, que se preocupam com as pessoas, com a qualidade e com a higiene. Os consumidores estão mais exigentes e mais atentos do que nunca.

 

O que mudou a partir da pandemia com relação também ao consumidor e formas de consumir?

As pessoas estão vivendo de forma diferente, comprando de forma diferente e, principalmente, pensando de forma diferente. As marcas precisam adaptar-se ao novo cenário, remodelando-se em tempo real e de acordo com as tendências.