Unimed Vitória: plano de saúde e hospital preferidos

A Unimed Vitória mostra que, com quase 42 anos de existência, segue na lembrança do consumidor como referência em seu segmento, tanto como plano de saúde quanto pela competência na área hospitalar. A premiação pela 10ª vez no Marcas Ícones enche de orgulho a cooperativa médica e reafirma cada vez mais a marca diante do capixaba.

O olhar humanizado, a atenção com cada paciente e a constante sintonia com as mais recentes atualizações da medicina são alguns dos principais fundamentos da Unimed Vitória e formam base sólida para sua reputação e imagem diante da população do estado. “O trabalho é contínuo e a busca por qualidade nos cuidados com nossos clientes sempre será nossa maior prioridade”, ressalta o diretor-presidente da Unimed Vitória, Fernando Ronchi.

A Unimed Vitória foi fundada em 27 de agosto de 1979 e é referência entre as Unimeds do país. Conta com mais de 2.500 médicos cooperados e uma carteira de mais de 350 mil clientes nos 19 municípios de atuação no Espírito Santo. A cooperativa Unimed Vitória tem o título de Operadora Acreditada no maior nível de excelência, o Ouro, sendo a primeira do estado a conquistar a pontuação máxima – no Sistema Unimed, são somente nove singulares com o selo do Programa de Acreditação de Operadoras de Planos de Saúde.

Nesta entrevista, Ronchi avalia por que a Unimed é a mais lembrada na pesquisa Marcas Ícones e revela os planos da cooperativa médica para os próximos meses.

 

O que faz as pessoas se lembrarem da Unimed Vitória nos segmentos Plano de Saúde e Hospital Particular?

FR: O que faz da Unimed Vitória uma referência quando comparada a outros planos de saúde e a outros hospitais é, sem dúvida, o nosso corpo de médicos cooperados e nosso jeito de cuidar. Temos um compromisso com o atendimento mais próximo ao paciente, humano e empático, é o que faz a grande diferença. Outro atributo importante é a sintonia com os avanços da ciência, que nos permite oferecer ao cliente as ferramentas necessárias para os melhores tratamentos. Buscamos constantemente a atualização de protocolos de saúde, os melhores equipamentos e recursos terapêuticos para ampliar o leque de opções ao cliente com o que há de mais novo no mundo. A ampla rede própria da Unimed Vitória acompanha de perto a evolução tecnológica da medicina.

 

O que a Unimed Vitória faz para ser constante na memória do consumidor?

O ponto primordial para quem busca cuidados de saúde é a confiança. O consumidor capixaba tem a certeza de que está em boas mãos quando escolhe a Unimed Vitória. É essa confiança que faz com que a cooperativa seja lembrada ano após ano. Reputação se constrói com solidez, consistência E reconhecimento por serviços de qualidade. Em agosto deste ano vamos completar 42 anos nessa estrada. Seguimos em constante transformação para oferecer o que há de melhor e mais moderno no setor da saúde sempre.

 

Quais foram os desafios da última década e como eles foram superados?

Reinventar-se é imprescindível para qualquer negócio que queira sobreviver às nuances do mercado e ao passar dos anos. Para começar, é preciso crescer sobre uma estrutura firme e tornar essa estrutura mais robusta a cada dia. A Unimed Vitória tem estado preparada, por estes quase 42 anos de história, a se adaptar às intempéries do trajeto, a corrigir o curso quando necessário e planejar rumo ao futuro.

Ao longo dos últimos dez anos, assistimos a muitas mudanças no mercado. Planos de saúde surgiram, outros desapareceram, alguns se fundiram. A saúde é um setor dinâmico, mas só os mais preparados sobrevivem. Com estratégia e planejamento aliados à excelência nos serviços é possível visualizar um futuro de forma mais segura. Adaptação e inovação também são chaves para que grandes negócios continuem sendo grandes negócios.

 

O que é ser uma marca memorável para a Unimed Vitória? Que atributos uma marca precisa ter para se tornar ícone?

O ícone representa uma posição de destaque entre os demais. Acredito que essa seja uma das maiores conquistas da Unimed Vitória quando é reconhecida pelo público como plano de saúde e como hospital. Afinal, uma marca precisa ter atributos fortes para ocupar lugar tão especial na lembrança do consumidor. Acreditamos de fato que o foco está no cliente: grandes marcas tratam seus clientes com respeito e transparência. Como uma cooperativa de saúde, é essencial oferecer excelência no cuidado, comprometimento e qualidade no atendimento assistencial. Somente com esforço contínuo uma marca pode ostentar o título de ícone.

 

Qual o papel da comunicação e do marketing para a construção de uma marca memorável?

A comunicação e o marketing da Unimed Vitória são essenciais para intermediar nossa conversa com o público. É extremamente importante para o negócio que chegue ao conhecimento da sociedade, de modo geral, o que temos de melhor a oferecer: nosso jeito humanizado de cuidar, a qualidade dos serviços, as novidades tecnológicas adquiridas, a competência do nosso time de médicos. Tudo isso faz parte da construção da nossa imagem e da nossa reputação. Comunicar é uma ferramenta estratégica essencial para a fixação e o crescimento da marca.

 

Comente um pouco sobre como foi o período de pandemia para a empresa, que efeitos isso teve no negócio e de que forma foi possível pensar em novas estratégias para se manter e até mesmo se fortalecer no mercado.

É preciso transformar a crise em oportunidade de melhoria. A área da saúde vive tempos extremos, que exigem respostas rápidas tanto no assistencial quanto na gestão do negócio. Temos que estar a postos, nos reinventando o tempo inteiro, buscando alternativas para os desafios. Ouvir o cliente é essencial para conhecer de perto suas novas necessidades e atualizar serviços para atendê-lo da melhor forma possível. Durante a pandemia, implantamos, por exemplo, o serviço de teleconsulta, que já fez mais de 45 mil atendimentos. As consultas virtuais oferecem mais segurança para o paciente, que não precisa sair de casa para ter o atendimento médico.

O processo de digitalização como um todo, que já vinha acontecendo de forma gradual, foi acelerado, mas com o cuidado de não perder a relação humana. Além da telemedicina, foram adotadas outras ações para atender as novas demandas durante este momento peculiar: visitas virtuais aos pacientes de Covid-19, boletim médico virtual, telemonitoramento, acompanhamento remoto de pacientes crônicos e gestantes, entre outras.

É verdade que a pandemia nos pegou a todos de surpresa, mas essa guerra contra a Covid-19 tem sido de aprendizado e fortalecimento. As soluções criadas para adequar nossas vidas à nova realidade chegaram para ficar. Os protocolos de atendimento e distanciamento certamente vão nos acompanhar durante muito tempo, e vamos inovar e nos reinventar sempre que for preciso.

 

Quais são as expectativas para o segundo semestre de 2021 e  para 2022? O que vem pela frente?

Mesmo ainda vivendo numa pandemia, momento que inspira cuidados tanto para o assistencial quanto para os negócios, temos grandes planos. Está previsto para este ano o início do projeto de instalação de uma unidade de saúde da Unimed Vitória na Serra. É uma ampliação que tem sido muito planejada e aguardada por nós e que vai oferecer mais comodidade para os clientes da região.

Este ano também demos o primeiro passo para a expansão do Hospital Unimed (HU), com a compra de dois terrenos vizinhos à unidade. O projeto já está em desenvolvimento para que o cliente Unimed possa contar com uma infraestrutura cada vez mais ampla e completa, com todo o conforto que merece.

O hospital vem se consolidando a cada ano como referência para casos de alta complexidade. Além de excelência no protocolo de atendimento para eventos de acidente vascular cerebral (AVC), o HU tem o mais moderno equipamento de hemodinâmica do país, que proporciona maior precisão na realização dos exames cardiovasculares. Implantado no último mês, o programa de ortopedia também se destaca por adotar o critério conhecido como vaga zero, recurso que garante acesso imediato para pacientes que chegam para atendimentos de emergência.

Temos outras ações importantes em andamento, como o programa de inovação da Unimed Vitória, o Pulsar. Dedicado a potencializar a inovação na cooperativa, o Pulsar iniciou parcerias com startups e instituições de ensino e pesquisa, se inserindo no ecossistema de inovação.

Estamos investindo também nos canais digitais, aprimorando os meios de comunicação do cliente com a Unimed Vitória. Passamos a disponibilizar uma série de novos serviços no aplicativo para clientes, como transcrição de exames, acompanhamento de autorizações, histórico de utilização, teleconsulta, entre outros. Está em fase de desenvolvimento e implantação uma ferramenta que vai utilizar a inteligência artificial para atuar no processo de regulação e auditoria médica da Unimed Vitória. A partir de algoritmos preditivos, vamos melhorar a jornada de segurança do paciente com agilidade e resolutividade.

O HU e a Maternidade Unimed também vêm sendo reconhecidos com premiações nacionais. Ambos conquistaram a categoria ouro na edição 2020 do Selo Hospital Unimed de Sustentabilidade, concedido pela Unimed do Brasil. A certificação é um reconhecimento da atuação da cooperativa no desenvolvimento de medidas que promovem o crescimento sustentável do Sistema Unimed no país. Além disso, o Hospital Unimed Vitória foi recentemente recertificado com o nível máximo (Nível 3) da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A auditoria da ONA verifica a qualidade e a segurança da assistência no setor de Saúde, de acordo com os padrões reconhecidos.