Vila Velha, uma cidade voltada para o futuro

Vila Velha é uma das cidades mais antigas do Brasil, que preserva a sua história e se prepara para o futuro. Fundada em 1535 pelo donatário português Vasco Fernandes Coutinho, possui um rico patrimônio histórico, cultural, tradições e costumes que, até os dias de hoje, compõem a paisagem da cidade e o jeito peculiar de seu povo.

Vila Velha compõe a Região Metropolitana e sedia os principais atrativos turísticos do Espírito Santo, entre eles o Convento da Penha, a Fábrica de Chocolates, a Igreja do Rosário, o Farol Santa Luzia, belíssimas praias e uma rica gastronomia.

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, recebendo o certificado de Marcas Ícones pela cidade ter sido escolhida uma das mais bonitas do Espírito Santo.

Com 32 quilômetros de litoral, o município reúne belas praias, que constituem importantes ícones turísticos e paisagísticos do estado, como as praias da Costa, de Itapuã, de Itaparica, Barra do Jucu, Praia dos Recifes e Ponta da Fruta. São praias para todos os gostos: para família e crianças com pedalinho, banana boat, caiaques, stand up paddle, e praias para a prática do surfe e esportes radicais, como o kite surfe, além de points de altinha, vôlei e futevôlei.

Além dessas atrações, o município possui uma extensa área rural, que surpreende pela beleza e por suas várias propriedades, que oferecem inúmeras atividades ligadas à vida no campo. Dentre elas, o agroturismo, que compreende um conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural ligadas à produção agropecuária e que agregam valor aos produtos e serviços produzidos nessa região.

Na cidade canela-verde, os turistas encontram bons hotéis, pousadas, bares e restaurantes, onde podem se hospedar, degustar petiscos e os principais pratos da gastronomia capixaba.

No segundo trimestre deste ano, a cidade registrou aumento expressivo na Taxa de Ocupação Hoteleira, divulgada pelo Observatório do Turismo do Estado do Espírito Santo, que revela crescimento positivo na ocupação hoteleira, considerando os meses de abril, maio e junho de 2021, sendo as taxas, respectivamente, de 36,1%, 45,7% e 53%, o que evidencia tendência de aumento na utilização dos serviços hoteleiros.

“Comparado ao mesmo período de 2020, houve um reflexo da melhora na situação da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no estado, o que vem possibilitando a retomada da economia do turismo”, aponta o secretário municipal de Turismo, Esporte e Cultura, Paulo Renato Fonseca Junior.

Convento da Penha. CRÉDITO: Divulgação PMVV

A região também é um destino certo para o segmento de negócios, congressos, convenções, feiras e outros tipos de eventos comerciais, esportivos e técnico-científicos, pois oferece acesso fácil para a Terceira Ponte, facilitando o acesso ao Aeroporto de Vitória. As áreas como o Parque da Prainha e o Parque Urbano de Cocal são espaços abertos e arejados ideais para a realização de eventos culturais, gastronômicos e esportivos.

Vila Velha se destaca no ecoturismo por oferecer vários parques e áreas verdes que são propícios a caminhadas, trilhas, rapel e momentos de contemplação em meio à natureza. Destaque para o Morro do Moreno, o Parque Natural Municipal de Jacarenema e o Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira.