Vitória: atrativos e iniciativas tornam a capital a cidade mais bonita do Espírito Santo

No ano em que comemora 470 anos, Vitória tem muito o que celebrar em sua dimensão turística. Mais lembrada na pesquisa Marcas Ícones na categoria Cidade Mais Bonita do Espírito Santo, a capital conta com uma série de ações integradas voltadas ao fomento do turismo histórico e cultural.

Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, recebe o troféu de Marcas Ícones em premiação realizada justamente no dia do aniversário de 470 anos da capital.

Uma delas é o Visitar Centro Histórico. São quatro monumentos abertos ao público (Catedral Metropolitana, Igreja de São Gonçalo, Igreja Nossa Senhora do Carmo e Basílica de Santo Antônio). O projeto completou 15 anos de funcionamento e já recebeu centenas de milhares de visitantes vindos de mais de 80 nacionalidades diferentes. Nos três primeiros meses de 2021, o projeto recebeu 1.333 visitantes.

Há ainda um ônibus panorâmico de turismo, que possui a parte superior aberta para os passageiros terem uma visão privilegiada e ampla da cidade. O veículo tem 49 lugares disponíveis, inclusive para idosos. Após uma hora do embarque, já é possível avistar os primeiros mamíferos fazendo um belo espetáculo. O ônibus conta com guia turístico durante todo o trajeto, que se inicia no píer de Iemanjá e passa por vários cartões-postais capixabas: orla de Camburi, Curva da Jurema, Terceira Ponte, Projeto Tamar, Espaço Baleia Jubarte, Hortomercado e Centro de Vitória. Todos os protocolos sanitários de prevenção ao coronavírus estão sendo cumpridos no passeio, como a disponibilização de álcool em gel e a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção.

 

 

 

Observação da natureza

As baleias jubarte são outra atração à parte da capital. Vitória apresenta condições ideais para sua observação. A temporada começou oficialmente na segunda quinzena de junho, período de reprodução das baleias. No ano passado, em razão da pandemia, as expedições ocorreram somente de agosto a outubro, diferentemente dos anos anteriores, em que os passeios começaram em junho. Mais de 460 turistas desfrutaram da oportunidade de observar as baleias a bordo de 23 expedições, sendo setembro o mês que mais reuniu aventureiros: 248. A quantidade de baleias jubarte que migram para o Espírito Santo aumentou de 20 mil para 23 mil animais. Em 2021, esse número deve chegar a 25 mil, com o nascimento de mais filhotes.

“Recebemos com muita alegria essa votação popular e, principalmente, o reconhecimento da nossa cidade. Vitória é uma cidade bela, cosmopolita, que a cada dia se caracteriza mais por bem receber as pessoas. Estamos adotando ações que vão transformar a capital numa cidade acolhedora, aliando nossa beleza natural com a preservação da natureza, do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável. A cidade está no coração dos capixabas e dos brasileiros. Nos destacamos no Brasil e no mundo pela nossa culinária, gastronomia e moqueca e, principalmente, por ser uma cidade encantadora,  e isso faz com que quem venha a Vitória jamais se esqueça do que vê por aqui, das belezas naturais e principalmente do convívio com nosso povo”, enfatiza o prefeito Lorenzo Pazolini.

 

“Recebemos com muita alegria essa votação popular e, principalmente, o reconhecimento da nossa cidade. Vitória é uma cidade bela, cosmopolita, que a cada dia se caracteriza mais por bem receber as pessoas.”

Turista bem recebido

O tradicional Galpão das Paneleiras, em Goiabeiras, vai ser reformado para receber melhor o turista e proporcionar melhores condições de trabalho para as paneleiras. É lá que mulheres fabricam, manualmente, as cerâmicas e comercializam suas criações, que exibem as formas mais diversas. Um espaço que já se tornou ponto turístico para gente de dentro e fora do estado. As panelas de barro fazem parte da história, da cultura e da gastronomia capixaba e são primeiro bem cultural registrado como Patrimônio Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Para a reforma, aproximadamente R$ 86 mil deverão ser investidos na restauração do piso do local, na instalação da vedação dos vidros do telhado, em pintura, na substituição de peças danificadas na rampa, entre outras melhorias.

E para prestar informações e auxílio ao turista que chega na capital, há dois Centros de Atendimento ao Turista (CATs), situados no Galpão das Paneleiras e no Museu do Pescador, que registraram 3.362 atendimentos no primeiro trimestre de 2021, sendo 1.248 em janeiro, 1.396 em fevereiro e 718 em março. Em todo o ano de 2020, foram 8.881 atendimentos. Quanto à origem, os turistas de outros estados do Brasil representaram 56,6%1 do total (5.028 turistas), número maior do que o de visitantes da Região Metropolitana da Grande Vitória, que formaram 38,9% dos atendimentos. Os turistas vindos do interior do estado representam 3,1% dos atendimentos, enquanto os internacionais formam 1,4% dos turistas, o que também reflete os efeitos da pandemia sobre a origem dos atendidos.