Gabriel da Cunha, de 28 anos, suspeito de ser líder Tráfico (Foto/divulgação: Polícia Civil)
Gabriel da Cunha é suspeito de ser líder do tráfico. Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um homem de 28 anos, apontado pela Polícia Civil como chefe do tráfico de drogas em Vila Valério, foi preso na noite de segunda-feira (8) com R$ 20,7 mil em espécie e maconha. Gabriel da Cunha, de 28 anos, era procurado pela Justiça por homicídio qualificado e atuava na região há pelo menos sete anos, segundo as investigações.

A prisão ocorreu após informações repassadas pela Delegacia de Vila Valério à Polícia Militar, que localizou o suspeito em um veículo no bairro São Vicente, no limite entre Vila Valério e São Gabriel da Palha. Contra ele havia mandado de prisão expedido no dia 17 de novembro pela morte de Kaleandro dos Santos Araújo, em fevereiro deste ano.

De acordo com a Polícia Civil, o crime teria ocorrido por determinação do tráfico, com participação de outros investigados já denunciados pelo Ministério Público.

O delegado Erick Lopes, titular da unidade, afirma que o suspeito mantém ligação com a facção comandada por um criminoso conhecido nacionalmente como “Doca”, procurado no Rio de Janeiro e apontado como liderança envolvida em ações no Complexo do Alemão.

Ainda segundo o delegado, a facção fluminense mantém fornecimento de armas e drogas para integrantes em Vila Valério, onde pichações fazem referência ao grupo, identificado com o termo “Tropa do Urso”.

O preso também é investigado em outros inquéritos por homicídio. No início de dezembro, após operação policial que deteve dois irmãos suspeitos de executar rivais, integrantes do grupo teriam matado um homem em represália.

A Polícia Civil informou que a prisão representa um “forte golpe” na organização criminosa que atua na região e que, segundo investigações, impõe a chamada “lei do silêncio” aos moradores. O suspeito foi encaminhado para o sistema prisional e permanece à disposição da Justiça.

Leiri Santana, repórter do Folha Vitória
Leiri Santana

Repórter

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.