Polícia

Três agências dos correios são assaltadas em três horas no Estado

Por conta do crime, elas permaneceram fechadas nesta quinta-feira

Na manhã desta quinta-feira (4), uma agência dos Correios em Jardim Limoeiro, na Serra permaneceu fechada. As atividades também foram interrompidas em duas agências, um de Domingos Martins e outra em Aracruz. Isso porque em menos de três horas, as três agências foram assaltadas. Os crimes aconteceram na tarde de quarta-feira (3). A Polícia Federal é responsável pelas investigações.

“Os assaltantes entram, abordam os clientes, os funcionários, já avisam que não tem interesse em nenhum pertence deles e avisam que querem só o ‘dinheiro do governo’. Eles ficam tempo suficiente para abertura do cofre e pegam esse dinheiro que estava depositado no banco postal”, disse o titular da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio e ao Tráfico de Armas, Lorenzo Fontes Espósito.

De acordo com as investigações, a quantidade de ataques aos Correios vem crescendo bastante. Somente em 2017, foram contabilizados 64 casos de assaltos a agências capixabas. Um número 13 vezes maior do que o registrado no ano anterior.

“Os bancos, por lei, têm uma série de exigências de segurança, como vigilante e porta giratória. As agências dos Correios não possuem esse tipo de requisito da lei. Então os bandidos identificaram essa fragilidade e houve um aumento muito grande de assaltos, se comparado a 2016, e a gente questiona a necessidade da existência de banco postal no Espírito Santo”, destacou o delegado.

O delegado explicou que essas transações passaram a ser realizadas com o intuito de facilitar o acesso das comunidades aos serviços bancários. Mas parece que está acontecendo o contrário. “Quando ocorre o assalto, o prejuízo para o funcionamento dos correios é muito grande. Além da agência ficar parada, tem o abalo psicológico que esses funcionários e clientes sofrem”, afirmou Espósito.

Em dezembro, uma agência dos Correios na Praia do Suá, em Vitória, também foi assaltada. Bandidos armados renderam clientes e funcionários e levaram malotes de dinheiro. A agência precisou ser fechada para perícia. A Polícia Federal afirmou que orienta os responsáveis pelas agências sobre ações de combate a esse tipo de crime. Mas para o delegado responsável, não é suficiente. Para manutenção dos serviços, é necessário maior investimento em segurança. 

Pontos moeda