Polícia

PF faz buscas em casa de empresário acusado de trazer armas dos EUA para o ES

Durante as investigações, a Polícia Federal identificou que diversas remessas de peças e acessórios de fuzis foram encaminhadas para destinatários capixabas

Gustavo Fernando

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação / Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (22) uma nova fase da Operação Desmonte, que visa desarticular um esquema internacional de tráfico de armas no Espírito Santo. Na ação, policiais federais cumpriram dois mandados de busca e apreensão no município de Cariacica. 

De acordo com as investigações, as armas eram trazidas dos Estados Unidos para a região da Grande Vitória através de postagens nos correios. O objetivo era fortalecer grupos especializados em tráficos de drogas que atuavam principalmente em um morro de Vitória. A ´primeira fase dessa operação, que prendeu três suspeitos, aconteceu em 2016.

Durante as investigações, a Polícia Federal identificou que diversas remessas de peças e acessórios de fuzis foram encaminhadas para destinatários capixabas. Para burlar a fiscalização nos aeroportos, as peças eram enviadas desmontadas junto a produtos lícitos, como andadores, churrasqueiras, barracas de camping e peças de motocicletas. 

A investigação da operação foi realizada pela Delegacia de Combate a Crimes Contra o Patrimônio e Tráfico de Armas (DELEPAT) da Polícia Federal no Espírito Santo (PF/ES ), coordenada pelo Delegado Lorenzo Fontes Espósito.

Segundo o delegado, na primeira fase da operação, a Receita Federal apreendeu, no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, uma remessa de peças de fuzil desmontada. Com isso, a Polícia Federal prendeu o destinatário no Espírito Santo e apreendeu mais de 10 carregadores da arma. 

"Identificamos que o responsável pelo envio das armas e acessórios é um brasileiro que mora nos Estados Unidos. Além disso, rastreamos mais de 14 remessas suspeitas. Nesta terça-feira, realizamos a operação de busca e apreensão para colher provas contra os acusados, como aparelhos celulares, mídias e comprovantes bancários. Nada de ilícito foi identificado nos locais investigados", afirma o delegado. 

O delegado Lorenzo ressalta que dois investigados estão presos por tráfico de drogas e outro, preso na fase interior da Operação Desmonte, responde em liberdade pela acusação de tráfico internacional de armas. 








Pontos moeda