Polícia

Menino de 10 anos com mais de 30 passagens pela polícia volta a ser detido em Vila Velha

Dessa vez, a criança foi acusada de traficar drogas na região de Cristóvão Colombo, na companhia de outros dois menores, e chegou à marca de 34 passagens pela polícia

Menino foi levado mais uma vez para a delegacia e, em seguida, para o Conselho Tutelar Foto: TV Vitória

Devolvido à família pela 33ª após cometer um crime e ser detido pela polícia, um menor de 10 anos voltou a ser apreendido na manhã desta quinta-feira. Dessa vez, a criança foi acusada de traficar drogas na região de Cristóvão Colombo, em Vila Velha, na companhia de outros dois menores - de 16 e 17 anos -, e chegou à marca de 34 passagens pela polícia.

Segundo a polícia, o menino e o adolescente de 16 anos estavam sentados na rua, quando o de 17 caminhava na direção deles e jogou uma caixa de leite no quintal de uma casa quando viu a viatura da Polícia Militar. Na caixa havia buchas de maconha. O adolescente de 17 anos também estava escondendo pedras de crack na boca. Os três foram levados à Delegacia Regional de Vila Velha.

Em obediência à lei, que prevê que o menor infrator só pode ser penalizado quando completa 12 anos, a criança foi entregue ao Conselho Tutelar de Vila Velha, órgão que já registrou 100 ocorrências envolvendo o menino. No entanto, segundo o próprio Conselho Tutelar, o menino já fugiu. 

De acordo com o órgão, já está tudo certo para que, quando ele for encontrado, seja encaminhado para uma clínica de reabilitação de dependentes químicos, na Serra. Além disso, o conselho pediu a destituição do poder familiar sobre a criança. Já os outros menores, segundo a Polícia Civil, continuavam detidos na delegacia até a tarde desta quinta-feira.

Roubo

Nesta quarta-feira, o menino foi detido após cometer um assalto na Praia de Itaparica Foto: Divulgação/PM

No dia anterior, o mesmo menor assaltou um comerciante que estava na Praia de Itaparica com a cunhada, o sobrinho e o filho, de apenas 1 ano de idade. As crianças chegaram a ser ameaçadas. 

Na ocasião, o garoto agiu com um comparsa de 15 anos usando um revólver calibre 38. Além de roubo, o menino já foi detida por furto e tráfico de drogas.

A presidente do Conselho Tutelar de Vila Velha, Eudes Vianna, lamentou o caso disse que o garoto pode ser levado para adoção por uma família de outro Estado.

"O Conselho Tutelar já acionou a Justiça por três vezes e, em uma delas, foi determinada a internação desse menino. Ele permaneceu por 15 dias no local de internação e evadiu também, assim como ele evade das escolas, do abrigo e da própria residência dele. Pela quarta vez a gente vai recorrer à Justiça e vamos sugerir que essa criança seja colocada para adoção fora do Estado ou do município. Pelo convívio que ele tem aqui, fica muito difícil os atendimentos do Conselho Tutelar serem atendidos", alegou.

Criação

A avó da criança foi procurada pela reportagem da TV Vitória/Record e tratou com naturalidade o fato de o menino ter sido recolhido mais uma vez. 

Ela disse que o neto se envolveu com o tráfico de drogas aos 8 anos e que, apesar de se envolver em vários crimes, em casa ele não é agressivo. "Uma vez ele chegou a me responder, mas ele é tranquilo dentro de casa. Mas foi só uma vez mesmo que aconteceu isso", contou.

Menino passa maior parte do tempo no Beco da Facada, em Divino Espírito Santo Foto: TV Vitória

A avó afirma que um dos motivos da criança se envolver com o crime é a falta de participação da mãe na educação do filho, já que ela é dependente química.

"Ela é usuária de drogas. Só que falou que não está usando mais. Ela não tem ligação com ele e o pai é morto. Então eu sempre criei ele como meu filho. Eu o amo muito. Mas só que eu perdi o controle sobre ele. Eu não sei mais o que faço, ele não me escuta", lamentou.

Segundo ela, o neto está fora da escola há dois anos. "Ele já foi expulso de uma escola. Da outra vez eu não consegui vaga para ele. Igual agora, eu não estou conseguindo vaga. Ele mesmo me pediu [para voltar a estudar]", disse.

O garoto foi criado criado no bairro Divino Espírito Santo, em Vila Velha. Na região, existe um intenso ponto de venda de drogas. A Rua São Gabriel, local também conhecido como "Beco da Facada", é onde o menino passa a maior parte do tempo. No local, ele foi recolhido diversas vezes por tráfico de drogas.

Sonho

Há cerca de um ano o jornalismo da TV Vitória/Record acompanha os tristes passos do menino. Em abril de 2014, a reportagem mostrou ele sendo recolhido por tráfico de drogas. Na ocasião, o garoto fugiu quando era encaminhado ao Conselho Tutelar.

Mas foi em junho do ano passado que o caso da criança chocou a todos por causa de um vídeo. Gravado por policiais, sem cerimônias, o menino diz que sonha ser matador e assaltante de banco, caso chegue aos 15 anos. No mesmo vídeo, o menino diz que sua mãe é viciada em crack. 

Pontos moeda