Polícia

Corretores de planos de saúde na mira de operação do Ministério Público no ES

A investigação aponta indícios, da prática de crimes contra as relações de consumo, além de estelionato, falsidade documental e associação criminosa.

Foto: Reprodução

O Ministério Público do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou nesta quinta-feira (21) a “Operação Corretagem”. A ação, investiga corretores que comercializavam planos de saúde empresariais com adulteração. Só no estado, centenas de contratos foram comercializados de maneira irregular.

Segundo o MPES, o esquema, era realizado por corretores, que utilizavam empresas “de fachada” para registrar os beneficiários dos planos como empregados, mediante falsificação de assinaturas em documentos comprobatórios do vínculo empregatício.

Além disso, superfaturavam as mensalidades, cobrando dos consumidores valores superiores aos previstos nos contratos celebrados com as operadoras de planos de saúde. Em alguns casos, deixavam de repassar as mensalidades às operadoras, de maneira que muitos beneficiários, quando precisavam de atendimento médico, eram surpreendidos com a informação de que seus planos estavam cancelados. 

Para reforçar os elementos de prova das irregularidades, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão pessoal e domiciliar na Grande Vitória, em residências dos corretores investigados e nas sedes das empresas envolvidas nas fraudes. Os investigados prestarão depoimento a partir da semana que vem na sede do Ministério Público Estadual, em Vitória.

Pontos moeda