Polícia

Envolvido na morte de PM teria participado de sequestro de juiz em Cariacica há menos de 15 dias

O magistrado foi rendido quando deixava um fórum da Grande Vitória. Ele foi abandonado pelos criminosos no bairro Joana D'arc, em Vitória

Foto: Divulgação

Um dos envolvidos na morte do sargento da Polícia Militar, Marco Antônio Romania, também teria participado do sequestro de um juiz há menos de duas semanas. Segundo a polícia, o suspeito ainda está sendo procurado.

O juiz, de 74 anos, foi rendido na porta de um Fórum da Grande Vitória e teve o dinheiro e outros pertences levados pelos criminosos. Após o crime, o magistrado foi abandonado pelos criminosos no bairro Joana D'arc, na Capital.

Na ocasião, o juiz contou à reportagem da TV Vitória/Record TV que foi abordado por dois homens armados no fim do expediente. A dupla entrou no carro e um criminoso assumiu a direção. O outro ficou com o juiz no banco de trás, apontando a arma para ele.

Na madrugada seguinte ao crime, o juiz recebeu uma ligação informando que o carro havia sido abandonado na Avenida Leitão da Silva, também em Vitória.

Adolescente confessou ter atirado em PM

Durante o fim de semana, um adolescente de 17 anos se entregou à polícia e confessou ter atirado no policial. Segundo o delegado da Divisão de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio, Brenno Andrade, o jovem entregou a arma usada no crime e a pistola roubada do sargento.

A polícia acredita que o crime foi um latrocínio, ou seja, roubo seguido de morte. "Desde o primeiro momento, nós identificamos esses criminosos. Eles alegam que seria um roubo e o fato não teria acontecido em relação ao exercício da função da vítima, que era um policial", disse o delegado.

Marco Antônio Romania foi assassinado na última quarta-feira (16) durante um assalto a um bar no bairro Joana Dar'c. Em depoimento, o suposto atirador afirmou que o plano inicial do grupo era roubar uma distribuidora em Cariacica. Como o estabelecimento estaria fechado, eles decidiram invadir o bar. 

Segundo o delegado, o sargento, que há mais de 30 anos fazia parte da Polícia Militar do Espírito Santo, teria tentado reagir ao assalto. "O menor disse que houve um confronto. Ele teria percebido que o policial poderia reagir e, por isso, decidiu atirar", disse. 

Apesar de o adolescente ter confessado ser o autor dos disparos, a Polícia Civil segue com cautela e pretende confrontar os depoimentos de testemunhas e dos outros suspeitos. Isto porque há desconfiança de que o jovem possa estar acobertando alguém.

Cinco pessoas teriam participado do crime

A polícia acredita que cinco pessoas participaram da tentativa de assalto, que terminou com a morte do sargento. Dois suspeitos já foram pegos pela polícia. Além do adolescente, o homem que seria uma espécie de motorista do tráfico foi preso na última sexta-feira (18). O suspeito, de 43 anos, teria levado, esperado e dado fuga aos criminosos.

Imagens divulgadas pela Guarda Municipal de Vitória mostram o carro usado no roubo circulando pelas ruas do bairro Itararé, em Vitória. A gravação foi feita minutos antes do homem ser abordado.

Na delegacia, o suspeito contou que trabalhou até 2018 como motorista de aplicativo. No mesmo ano, ele desfez o vínculo com a empresa e passou a fazer corridas para traficantes conhecidos.

As investigações mostraram que todos os cinco suspeitos têm passagens pela Justiça por roubo. Os trabalhos das forças policias continuam para prender os outros três envolvidos na morte do sargento.

*Com informações da repórter Suellen Araújo, da TV Vitória/Record TV.

LEIA OUTRAS REPORTAGENS SOBRE O ASSUNTO:

>> Morte de sargento: suspeito preso teria recebido R$ 300 para dar fuga aos atiradores

>> VÍDEO | "O que vamos fazer amanhã?", diz mãe de sargento da PM assassinado em Vitória

>> Morte de sargento: "Único caminho é se entregar", diz comandante-geral da PM sobre atiradores

Pontos moeda