Polícia

Defesa de donos da empresa de carreta que causou 23 mortes entra com pedido de habeas corpus

Segundo a Secretaria Estadual de Justiça (Sejus), os irmãos estão detidos no Centro de Detenção Provisória de Guarapari

André Vinicius Carneiro

Redação Folha Vitória

A defesa dos irmãos Jacymar e Leocir Pretti, presos novamente nesta quarta-feira (14), ingressou com pedido de habeas corpus na Justiça. Eles são os donos da Jamarle Transportes, empresa responsável pela carreta envolvida no acidente que deixou 23 mortos na BR-101, em Guarapari, em junho de 2017. Segundo a polícia, o veículo tinha uma série de irregularidades.

Segundo a Secretaria Estadual de Justiça (Sejus), os irmãos estão detidos no Centro de Detenção Provisória de Guarapari. Nesta quarta-feira, Jacymar e Leocir se apresentaram espontaneamente à polícia. Os irmãos estavam com mandado de prisão em aberto, expedido pela Justiça na última segunda-feira (12).

De acordo com a apuração do jornal online Folha Vitória, o pedido de habeas corpus em favor dos irmãos já foi distribuído. O relator do processo, de acordo com o TJES, será Sérgio Bizzoto Pessoa de Mendonça, sendo o órgão julgador a Segunda Câmara Criminal. 

Em novembro do ano passado, a Polícia Civil finalizou o inquérito policial. Os irmãos foram autuados por 23 homicídios dolosos qualificados, por motivo torpe, 18 tentativas de homicídio e ameaça e coação a testemunhas. Segundo o delegado Alberto Roque Peres, responsável pela investigação do acidente na época, caso eles sejam condenados, poderão pegar até 54 anos de prisão.

Com o fim do inquérito, a Polícia Civil também pediu a prisão preventiva dos donos da transportadora. Jacymar e Leocir foram presos no dia 24 de agosto, quando a Justiça decretou a prisão temporária de ambos. No entanto, eles foram liberados quando venceu o prazo da prisão temporária.

O acidente

O acidente em Guarapari aconteceu no início da manhã do dia 22 de junho do ano passado. Uma carreta, um ônibus interestadual e duas ambulâncias, dos municípios de Alfredo Chaves e Jerônimo Monteiro, se envolveram no acidente.

Ao todo, 23 pessoas morreram e 20 ficaram feridas, no "maior acidente rodoviário do Espírito Santo", segundo o secretário de segurança pública, André Garcia.





Pontos moeda