Polícia

Tiroteio deixa homem baleado e bairro sem ônibus na Serra; equipes de TV são ameaçadas

Equipes de reportagem que estavam no local foram expulsas. Uma delas estava ao vivo quando foi ameaçada e obrigada a deixar o bairro

Foto: Rafaela Freitas/ TV Vitória

A madrugada desta terça-feira (02) foi de tiroteio e medo para os moradores do bairro Planalto Serrano, na Serra. De acordo com informações relatadas por testemunhas, um homem foi baleado. Durante a manhã, os ônibus do Transcol não circularam e suspeitos expulsaram equipes de reportagem do local.

Segundo informações da polícia, o rapaz que acabou baleado contou que estava em um bar, na praça do Bloco B do bairro, quando um carro preto, com ocupantes armados, passou atirando. Ele foi atingido no pé. O homem, que tem um alvará de soltura, já teve passagem pela Justiça por homicídio.  

De acordo com moradores do bairro, o tiroteio aconteceu por volta das 5 horas, ainda durante a madrugada. Eles disseram que tudo durou mais de 35 minutos. Mesmo depois de o homem ser baleado, os disparos continuaram.

Populares ainda contaram que os disparos foram ouvidos nos três blocos do bairro. Segundo eles, teriam ocorrido várias trocas de tiros. No Bloco C, por exemplo, a parede de uma casa teria sido atingida por um dos disparos.

Por conta das ações durante a madrugada, os ônibus que fazem as linhas do sistema Transcol no bairro não circularam, o que obrigou os moradores a caminharem até os pontos da BR-101 para seguirem viagem.

Em nota, a Ceturb-ES informou que, por medida de segurança, alterou a rota de algumas linhas que passam pelo bairro. Segundo a companhia, a operação voltará ao normal nessas linhas assim que a segurança no local for restabelecida. 

"Nós continuaremos trabalhando para cima dos criminosos e não toleraremos esse tipo de situação. Precisamos do apoio da comunidade, mas não falta vontade e determinação por parte dos policiais, que fazem inúmeras apreensões, prisões e armas de fogo que são colhidas nas ruas diariamente", destacou o secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre Ramalho.

Ameaças a equipes de reportagem

As equipes de reportagem que estavam no bairro foram ameaçadas e impedidas de realizar os trabalhos. O repórter Diony Silva, da TV Gazeta, fazia uma entrada ao vivo do local onde os ônibus estavam estacionados, quando uma dupla passou, de moto, e exigiu que a câmera fosse desligada.

Quando o repórter e o cinegrafista se dirigiam ao carro, já com a câmera abaixaba, um tiro foi disparado pelos suspeitos. Várias pessoas que estavam no ponto de ônibus correram. Os jornalistas passam bem.

As duas redes de comunicação se posicionaram sobre o ocorrido. Confira, na íntegra, a nota divulgada pela Rede Gazeta e Rede Tribuna.

Rede Gazeta:

A Rede Gazeta lamenta o episódio de violência sofrido pelas equipes da TV Gazeta e da TV Tribuna. Também se solidariza com todos os cidadãos que, dia após dia, se veem reféns da criminalidade e da ousadia de bandidos.
A Rede Gazeta destaca, ainda, que segue um código de conduta para preservação de seus funcionários. O nosso jornalismo não se intimidará com este episódio e continuará atuando, com precisão e equilíbrio, a favor da sociedade.

Rede Tribuna

Estamos assustados com o ataque grave às equipes da TV Tribuna e da TV Gazeta no bairro Planalto Serrano, na Serra. Nossa equipe cobria a paralisação do transporte público na região quando foi covardemente intimidada por criminosos armados. É inadmissível viver sob ameaças de bandidos, no ofício da nossa profissão. São ameaças reais mostradas ao vivo e gravadas pelos jornalistas. A TV Tribuna é solidária à nossa repórter Suzy Faria e ao nosso cinegrafista Sérgio Porto. E aos colegas da TV Gazeta, Diony Silva e Fernando Estevão. Esperamos providências e segurança para continuarmos dando voz ao povo capixaba.

Veja vídeo do tiroteio:

Com informações das repórteres Nathalia Munhão e Rafaela Freitas, da TV Vitória/RecordTV




Pontos moeda