Polícia

Capixaba flagrado com 7 kg de cocaína na Tailândia pode ser condenado à pena de morte

Segundo a polícia, a droga estava diluída em produtos de beleza. Suspeito pode ser indiciado por tráfico internacional de drogas, cuja pena máxima é a execução do condenado

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação / Polícia Federal

O capixaba de 33 anos, preso em Bangkok, na Tailândia, transportando cerca de sete quilos de cocaína diluídos em produtos de beleza, pode ser condenado à pena de morte. Isso porque ele corre o risco de ser indiciado por tráfico internacional de drogas, crime cuja punição é rigorosa no país asiático, que pode decidir até pela execução do condenado.

No último dia 14 de fevereiro, três jovens brasileiros foram presos em situação semelhante e acusados de tráfico internacional de drogas. Com isso, eles também correm o risco de enfrentar prisão perpétua ou até mesmo pena de morte, que é a punição máxima para esse tipo de crime na Tailândia.

O capixaba foi detido na quinta-feira (10), durante uma ação coordenada pela Polícia Federal do Espírito Santo na capital tailandesa. A prisão foi realizada por agentes da Polícia Real Tailandesa, que conseguiram abordar o suspeito no momento em que ele desembarcava no aeroporto de Bangkok.

As investigações tiveram início no âmbito da Polícia Federal no Espírito Santo, no último dia 3, quando os policiais, a partir de informações locais, tentavam identificar um homem que estaria conectado a traficantes internacionais.

Alguns dias depois, segundo a Polícia Federal, foi possível confirmar a identidade do homem, mas ele havia viajado para o Peru. Diante disso, foi feito contato com a Adidância da PF em Lima.

Dessa forma, foram compartilhadas as informações com o Departamento de Operações Especiais L800 da Direção Antidrogas do Peru, na expectativa de que os agentes localizassem e continuassem as ações necessárias para descobrir o que o investigado fazia em território peruano.

Os policiais locais conseguiram identificar o hotel em que o capixaba estava hospedado, mas também foram surpreendidos com a informação de que ele já havia deixado o país, com destino a Bangkok, em um voo com rápida escala em Paris, na França.

Novos contatos então foram realizados com a Polícia Real Tailandesa, que conseguiu abordar o capixaba, ainda no aeroporto, quando desembarcava no país. Foram então realizadas as verificações de praxe e constatou-se a presença de cocaína em produtos de beleza dentro da bagagem do homem.

De acordo com a Polícia Federal, a ação gerou um prejuízo de cerca de 1 milhão de dólares para uma organização criminosa baseada no Peru. Ainda segundo a PF, as investigações continuam para que se determine o envolvimento de outros brasileiros com a prisão, bem como no sentido de compreender como se deu o envolvimento do capixaba com esta organização criminosa.


Pontos moeda