Polícia

Adolescente esfaqueada em Santa Maria é informada sobre a morte da irmã: "Ficou em prantos"

As irmãs Fernanda e Angélica Oto e mãe Evanilda Oto foram esfaqueadas no fim de semana. Angélica não resistiu e morreu no local. A irmã e a mãe foram socorridas para um hospital, onde continuam internadas

Foto: Folha Vitória

A adolescente de 14 anos que foi esfaqueada pelo padrasto em Santa Maria de Jetibá soube, nesta quarta-feira (23), da morte da irmã. Segundo o irmão delas, Fernanda Oto ficou aos prantos ao receber a notícia. Ela e Angélica Oto, de 23 anos, foram feridas por Valdeni Plaster no último fim de semana, quando tentavam defender a mãe de uma agressão.

Angélica não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Já Fernanda e a mãe, Evanilda Oto, de 45 anos, foram socorridas e levadas para um hospital da Grande Vitória, onde seguem internadas. 

LEIA TAMBÉM: Jovem morta esfaqueada pelo padrasto sonhava ser modelo

A adolescente não sabia da morte da irmã por orientação da equipe médica. A jovem havia deixado a UTI nesta terça-feira (22) e transferida para uma enfermaria. Os médicos reduziram a medicação e contaram sobre a morte de Angélica nesta tarde. 

Irmãs foram esfaqueadas ao tentar socorrer a mãe

De acordo com a polícia, a mãe de Angélica, Evanilda Oto, e padrasto, Valdeni Plaster, teriam discutido no último domingo (20). No meio da confusão, a mulher acabou esfaqueada com um facão.

A vítima começou a gritar para pedir ajuda. Angélica e a irmã, que moram próximo ao local, ouviram os gritos da mãe e correram para ajudar. Elas também foram feridas.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Suspeito de matar enteada em Santa Maria questiona PM durante prisão: "flagrante ainda?"

A adolescente estava lúcida quando os policiais chegaram no local. Ela contou aos militares, com muita dificuldade, que ela e a irmã foram tentar defender a mãe das agressões do padrasto.

O crime, segundo vizinhos da família, aconteceu na frente de outra filha de Evanilda, uma criança de 8 anos. A criança está aos cuidados dos familiares.

Após o crime, o suspeito abandonou a caminhonete na casa de Evanilda e fugiu com a moto de Angélica.

Suspeito foi preso em uma mata da região

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

O suspeito foi preso no fim da tarde de segunda-feira (21). Segundo a polícia, ele estava escondido na casa de parentes. O homem tentava fugir por uma área de mata quando foi cercado pelos militares.

De acordo com o major Cabral, da Polícia Militar, o homem confessou o crime, mas disse não se lembrar dos detalhes.

"Inicialmente ele começou a dizer que estava com algumas dores, que seriam na briga. Aí nós perguntamos: 'mas foi você que desferiu as facadas?'. Ele confessou: 'fui eu mesmo, mas eu não lembro direito'. E nós, a todo tempo, tentamos conversar com ele, para ver se ele nos indicava onde estava a arma do crime. Mas aí ele alegava que não se lembrava de nada", frisou o comandante.
Alice Mourão | TV Vitória
Alice Mourão | TV Vitória
Alice Mourão | TV Vitória
Alice Mourão | TV Vitória

Justiça converte prisão de suspeito de esfaquear mulher e enteadas em preventiva

Durante audiência de custódia na manhã desta quarta, Valdeni teve a prisão em flagrante convertida para prisão preventiva. Ele foi autuado por um feminicídio e duas tentativas.

A decisão foi proferida pela juíza Mariana Lisboa Cruz, que destacou que em "análises dos autos é possível concluir que existem provas suficientes da existência de crime a ensejar a materialidade do delito e fortes indícios de que o autuado realmente tenha praticado o crime que lhe foi atribuído".

A magistrada ainda destacou que a liberdade de Valdeni poderia colocar em risco outras pessoas.

"A liberdade do autuado, neste momento, se mostra temerária e a prisão preventiva oportuna, uma vez este em liberdade poderá voltar a cometer atos da mesma natureza, intimidar testemunhas e se evadir do distrito de culpa, estando evidente, em cognição sumária"

Suspeito não demonstrou arrependimento, diz polícia

Segundo os policiais, Valdeni confessou o crime, mas disse não lembrar dos detalhes. Ao ser informado da morte da enteada, o suspeito, segundo a polícia, não se mostrou arrependido do crime.

Ainda de acordo com o major Cabral, o suspeito negou que tenha provocado a briga que resultou na morte de uma das enteadas e nos ferimentos causados na irmã e na mãe da vítima. Segundo o policial, Valdeni disse que Angélica era quem inicialmente estava com a faca.

"Ele falou que foi uma briga dentro da casa dele, envolvendo as duas enteadas e a esposa, e que ele acabou entrando no meio daquela briga. Ele tentou se colocar numa posição de que não foi ele que iniciou, de que não foi ele que levou a faca para a briga, mas não conseguia esclarecer muito bem isso. Eram apenas algumas alegações que ele fazia, mas sem conseguir muito bem fundamentar isso", disse.

VEJA OUTRAS REPORTAGENS SOBRE O CASO:

>> PM levou suspeito para outra cidade para evitar linchamento

>> Suspeito já esfaqueou o pai e matou outra pessoa, diz polícia

>> Jovem morta pelo padrasto é enterrada em Santa Maria de Jetibá

Pontos moeda