Polícia

Loja de roupas é assaltada pela 2ª vez em uma semana em Vitória

Oito dias antes, o estabelecimento sofreu outra tentativa de arrombamento. A gerente não sabe dizer se a ação foi realizada pelas mesmas pessoas

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução TV Vitória

Uma loja de roupas localizada no Centro de Vitória tem sido alvo frequente de criminosos. Em pouco mais de uma semana, sofreu duas tentativas de arrombamento. Nos últimos ataques, os cadeados das portas de aço foram furtados para serem vendidos no ferro-velho. 

Câmeras de segurança registraram parte da ação. Um dos criminosos retira a barra de proteção, enquanto outro, tenta arrombar a porta de aço com um pedaço de madeira. O terceiro se abaixa ao lado e faz força, mas não consegue subir a porta.

O suspeito continua e depois disfarça. Um dos comparsas puxa a barra de ferro para chamar menos atenção e depois acende um cigarro. Os outros dois tentam novamente, mas dá para perceber que o movimento de veículos na rua aumenta e o trio desiste.

A tentativa de arrombamento ocorreu pouco depois das 5h da manhã de segunda-feira (28). Ao chegar na entrada do estabelecimento, os funcionários encontraram a tampa do bueiro levantada, o pedaço de madeira usado pelos suspeitos e a porta revirada. 

Reprodução TV Vitória
Reprodução TV Vitória
Reprodução TV Vitória

A gerente contou como encontrou o local. "Quando eu cheguei, a minha barra de ferro estava removida do lugar, havia um pedaço de madeira debaixo da porta, onde eles tentaram arrombar. Tinha uma tampa de bueiro que eles tiram da rua para tentar entrar no estabelecimento".

Oito dias antes, o estabelecimento sofreu outra tentativa de arrombamento. A gerente não sabe dizer se a ação foi realizada pelas mesmas pessoas, mas garantiu que foi de forma parecida.

"Eles vieram e fizeram a mesma coisa. Tiraram a barra de ferro e forçaram a abertura da porta. Está difícil de trabalhar aqui, eles tentaram duas vezes nesta loja e em outras conseguiram", conta a gerente.
Foto: Reprodução TV Vitória

A única diferença entre as tentativas é que, na primeira vez, os bandidos usaram um pedaço de ferro, parecido com um pé de cabra, para tentar arrombar a porta de aço. Vinte dias antes da primeira tentativa, os cadeados foram furtados.

"Tem dia que chegamos aqui e temos que ficar esperando pensando: será que está tudo normal ou não? Está muito difícil trabalhar, falta muito policiamento durante a noite para poder dar mais segurança pra gente", desabafou Jânia.

A loja de roupas fica na Rua General Osório. Outros estabelecimentos da avenida também estão sofrendo com a ação de criminosos. Um outro comerciante afirma que, quando não conseguem arrombar, eles quebram e furtam os cadeados.

"Primeiro eles procuram um jeito de furtar a fiação e qualquer tipo de metal para vender no ferro-velho. Quando eles veem a possibilidade de roubar, eles pegam. Quando não conseguem, eles têm o prazer de quebrar o cadeado e pegar o metal. Isso acontece com frequência com as lojas da rua", conta o comerciante.

LEIA TAMBÉM:

>> Homem armado invade hospital e assusta pacientes em Colatina

>> Considerado um dos maiores traficantes do ES, suspeito é preso após duplo homicídio

Frequentemente é mostrado as tentativas e arrombamentos em outros pontos do Centro da capital. Comerciantes e funcionários reclamam da falta de segurança e pedem reforço no patrulhamento.

"O patrulhamento é importante. Os assaltantes são tão sagaz, que eles já ficam nas esquinas inspecionando as lojas. São duas ou três pessoas tentando realizar o arrombamento e elas ficam se comunicando com pessoas nas esquinas. Quando passa alguma viatura são avisados para disfarçar", relata um comerciante.

A Polícia Militar informou, por meio de nota, que realiza o policiamento ostensivo em toda a região no Centro de Vitória e, que em horários estratégicos, equipes visitam os comércios para colher informações que possam auxiliar nas ações de segurança pública e também aproximar a polícia dos comerciantes.

Ainda assim, segundo a PM, em casos de suspeita ou ocorrência de crime em andamento, a polícia conta com a contribuição da população para que uma viatura seja acionada imediatamente via Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes).

LEIA TAMBÉM: Dono de ferro-velho é preso e fios de cobre e peças de moto furtada apreendidos em Vitória

Em nota, a Polícia Civil disse que o caso será investigado pelo 1º Distrito Policial e mais detalhes não serão divulgados, por enquanto. 

A Polícia Civil destacou ainda que a população tem um papel importante nas investigações e pode contribuir com informações de forma anônima por meio do Disque-Denúncia 181, que também possui um site onde é possível anexar imagens e vídeos de ações criminosas, o disquedenuncia181.es.gov.br. O anonimato é garantido e todas as informações fornecidas são investigadas.

*Com informações da repórter Fernanda Batista da TV Vitória/Record TV

Pontos moeda