Polícia

Loja do ES é acusada de aplicar golpe milionário em mais de 230 pessoas de 18 Estados

Uma das vítimas fez um vídeo nas redes sociais e contou sobre o que havia ocorrido. Outras pessoas também denunciaram o golpe. A polícia investiga o caso

Foto: TV Vitória

ATUALIZAÇÃO: O nome da loja foi informado na matéria após apuração e confirmação da TV Vitória/Record TV.

Uma loja de Vila Velha é acusada de aplicar golpes em mais de 230 consumidores do Espírito Santo e de outros 17 estados. O estabelecimento tem um site vendas e uma loja física e anunciava produtos, principalmente eletroeletrônicos, com preços mais baixos.

O site da Uplace Store, segundo as vítimas, aparentava ser seguro. As pessoas faziam a compra e recebiam até a nota fiscal do produto por e-mail. A mercadoria, no entanto, nunca chegava aos destinatários.

Um dos consumidores que fez a denúncia foi o estudante universitário Gabriel Teixeira, de Jundiaí, no interior de São Paulo. Ele contou que comprou um notebook no dia 14 de janeiro deste ano. Disse ainda que pagou R$ 3 mil e que iria receber o equipamento em até duas semanas. 

O universitário conta que recebeu até o código de rastreio. No entanto, ao entrar em contato com a loja pelas redes sociais e por e-mail, foi informado sobre problemas na entrega. A vítima contou que a loja justificou a demora por causa do carnaval.

Diante disso, Gabriel fez o pedido de estorno da compra e a loja deu mais 10 dias de prazo. Depois disso, o site saiu do ar e não houve mais retorno.

O consumidor fez um vídeo dizendo que caiu em um golpe e publicou na internet. Em seguida, centenas de pessoas também relataram ter feito compras na loja, e afirmaram que não ter recebido os produtos. Um dos consumidores contou que teve um prejuízo de R$ 17 mil.

Atualmente, o vídeo com a denúncia já tem mais de 2 mil visualizações. O universitário conta que chegou a procurar os dois bancos pelos quais a empresa recebia o dinheiro, e também acionou o Banco Central.

Por meio de nota, o Banco Central disse que orientou as vítimas a procurarem a polícia e verificar a possibilidade de ressarcimento com os bancos onde os depósitos foram feitos. 

Em caso de negativa, é possível registrar uma reclamação no Banco Central contra as instituições financeiras, além do Procon e da própria Justiça. 

Vítimas teriam pago mais de R$ 1,5 milhão por produtos não recebidos

Após as outras vítimas informarem que também caíram no golpe, Gabriel decidiu fazer um levantamento informal, utilizando, para isso, dados fornecidos nas próprias redes sociais e no site da loja. Segundo ele, pelo menos 300 pessoas já teriam pago mais de R$ 1,5 milhão por produtos que não receberam.

A loja física que existia em Vila Velha foi fechada depois das denúncias. Já a página da loja na internet saiu do ar há três semanas. No entanto, o perfil na rede social continua ativo, oferecendo uma gama de produtos eletroeletrônicos. 

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos, disse que teve ciência do fato e instaurou um Inquérito Policial para apurar o crime.

O que diz a Uplace Store

A TV Vitória/Record TV tentou contato com a loja por celular, mas o aparelho estava desligado. Também foi ao local, mas a vizinhança informou que a loja fechou há cerca de um mês.

*Com informações do repórter Rodrigo Schereder, da TV Vitória/Record TV.

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