Polícia

Justiça pode antecipar saída de Macarrão para semiaberto ainda este ano

Condenado pelo sequestro e morte de Eliza Samudio, Luiz Henrique Ferreira Romão, mais conhecido como Macarrão, pode passar para o regime semiaberto este ano

Macarrão iria para o semiaberto em 2016, mas Justiça pode antecipar  Foto: Vagner Antônio/TJMG

Luiz Henrique Ferreira Romão, mais conhecido como Macarrão, pode passar para o regime semiaberto e abandonar o presídio no período da manhã. Amigo e braço-direito do goleiro Bruno, Macarrão recebeu a pena de 15 anos pelo sequestro e morte de Eliza Samudio.

Macarrão, que está na penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na Grande Belo Horizonte, deveria receber benefício de ir para o semiaberto em 2016, após cumprir 2/5 da pena. No entanto, a Justiça deve considerar  os dias de trabalho e estudo na prisão para reduzir o prazo, além de analisar faltas graves e penalidades.

Leonardo Diniz, advogado de defesa, acredita que o trabalho feito na prisão vai ajudar Macarrão a cumprir o semiaberto ainda em 2015.

"Espero que ele saia ainda neste ano, até dezembro. Vai abater o período de trabalho na fábrica de gesso e o EJA (Educação de Jovens e Adultos). Mas é uma balança, porque tem que considerar a condenação no Rio de Janeiro, que retarda a progressão (Macarrão foi condenado a três anos pela 1ª Vara Criminal de Jacarepaguá pelo sequestro da modelo em 2009, quando Bruno obrigou Eliza a tomar abortivos. O TJRJ reduziu a pena para um ano e dois meses", disse.

Em maio, a Vara de Execuções Criminais de Contagem deve atualizar a certidão de cumprimento da pena a pedido do advogado. Na última atualização, Macarrão podia reduzir 248 dias em regime fechado, já que trabalhou 603 dias até abril de 2013 e estudou 570 horas até dezembro de 2013. Sem considerar as reduções de 2014 e 2015, Luiz Henrique Romão deixaria o semiaberto em abril de 2016.

O prazo para conseguir o regime aberto é 2020 - em que o preso pode dormir em casa e precisa se apresentar todo mês ao juiz. Macarrão só deve terminar de cumprir a pena em 2026.

Com informações do R7.

Pontos moeda