Polícia

Polícia Militar do Espírito Santo celebra 185 anos

Quatro pontos da Grande Vitória receberam apresentações de integrantes da Banda de Música da PMES

Foto: Divulgação / PMES

A Polícia Militar do Espírito Santo celebrou, nesta segunda-feira (06), 185 anos de serviços prestados ao povo capixaba. Devido à pandemia do Novo Coronavírus, diversas atividades programadas para comemorar o aniversário foram canceladas ou suspensas.

Apesar da tradicional solenidade militar não ter acontecido, a instituição prestou algumas homenagens para representar a honra de servir ao Espírito Santo por meio de seus policiais militares.

Para isso, o comandante-geral da PMES, coronel Márcio Eugênio Sartório, recepcionou os três primeiros colocados do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS - 2019), que foi encerrado na última quinta-feira (02). A 1º sargento Rosângela Simmer, o 1º sargento André Ferreira da Costa, e o 1º sargento Gilmar Marinho de Alcântara, receberam homenagens por terem alcançado a primeira, segunda e terceira colocações, respectivamente.

Além deles, outro graduado foi reconhecido pela corporação: o 3º sargento Carlos Agostinho Avelino. O militar, lotado no 6º Batalhão, foi eleito o destaque operacional da PMES referente ao 2º semestre de 2019.

De acordo com o coronel Sartório, os resultados de excelência alcançados pela instituição são frutos da qualificação e aprimoramento técnico de todo o efetivo. “As nossas conquistas são resultado da qualidade de nosso corpo de oficiais e praças. Registro aqui minha admiração por ombrear com profissionais altamente capacitados. Esses graduados aqui homenageados simbolizam nosso compromisso com o povo capixaba”, ressaltou.

Para encerrar o momento, foi realizado o descerramento da foto do ex-comandante-geral, o coronel Moacir Leonardo Vieira Barreto Mendonça, que atualmente ocupa a função de diretor de Finanças da PMES.

Promoção
Como parte das comemorações dos 185 anos de existência da Polícia Militar do Espírito Santo, nesta segunda-feira (06), foram publicadas no BECG 017/2020 as 181 promoções de Praças. Todas as promoções são relativas ao quadro de Qualificação Policial Militar de Praças Combatentes (QPMP-C).

Pelos critérios de merecimento e antiguidade, 26 policiais militares foram promovidos à graduação de subtenente.

Para a graduação de 1º sargento, 34 policiais militares foram promovidos no critério de antiguidade e outros 33 militares no critério de merecimento.

Também foram publicadas 83 promoções à graduação de 2º sargento, sendo 42 delas pelo critério de antiguidade e outras 41 por merecimento.

Cinco militares foram promovidos à graduação de cabo.

O aniversário da PMES é uma das três datas previstas para as promoções, sendo as outras duas 25 de agosto (Dia do Soldado) e 25 de Dezembro (Natal). As promoções seguem o efeito retroativo à data do surgimento da vaga nos respectivos quadros e qualificações da PMES.

Apresentações da Banda

Quatro pontos da Grande Vitória receberam apresentações de integrantes da Banda de Música da PMES. Respeitando os distanciamentos e sem aglomeração, pequenos grupos formados pelos integrantes da Banda fizeram apresentações na Praça do Pedágio da Terceira Ponte, em frente ao Hospital da Polícia Militar (HPM), no cruzamento de duas movimentadas avenidas na Praia da Costa, em Vila Velha, e na praça de Campo Grande, em Cariacica.

Pontos moeda