Polícia

VÍDEO | Músico recebe "gravata" de segurança do Metrô de SP

Gael Diniz diz ter sofrido injúria racial, agressão e que foi tratado como bandido. Caso ocorreu dentro da estação Sé, da linha 1-Vermelha

Foto: Reprodução /Youtube

Um vídeo gravado por um celular mostra o momento em que um músico recebe o golpe conhecido como “gravata” de um segurança do Metrô de São Paulo. 

Assista!

O músico contou que toca esporadicamente em estações do Metrô, com a intenção de divulgar seu trabalho, o que é proibido pela companhia. “Sinto-me violado, fui tratado como bandido, sofri injúria racial e agressão. Se alguém não se sentir confortável em ouvir a música, eu paro de imediato”, disse Gael Diniz. 

Há três semanas, na estação Sé, linha 1-Vermelha, Diniz foi surpreendido por um segurança do metropolitano. “Eu não estava tocando, e o segurança solicitou que eu saísse”, diz o músico, acrescentando que “se recusou a sair”, uma vez que na ocasião não estava tocando. 

Pelas imagens gravadas pelo celular, é possível ver Diniz levando uma gravata de um segurança, enquanto ao seu lado aparecem, mais quatro seguranças. “Meus argumentos não foram ouvidos, vieram dois guardas para cima de mim, e um deles me deu um golpe gravata”.

O músico afirmou que os funcionários do Metrô o ameaçaram. De acordo com o relato do músico, um dos seguranças, segundo ele o que possui tatuagens (o mesmo que lhe dá a gravata), chegou a dizer que a atitude tomada por ele seria a certa. “Isso é o que nós fazemos com pessoas do seu tipo, seu pedinte”, teria dito o segurança.

Por fim, Diniz crê que esse não seja o treinamento dado pelo Metrô para com usuários. “Não sou malfeitor, contraventor, e tampouco estava depredando o patrimônio público e praticando ato de vandalismo”, diz. “Sinto-me violado, fui tratado como bandido, sofri injúria racial e agressão.”

Procurado pela reportagem do Portal R7, o Metrô disse em nota que o músico se apresentava e solicitava colaboração dos usuários no momento em que foram flagrados pelo supervisor de segurança da estação. "Por não acatar as orientações e oferecer forte resistência, o supervisor solicitou apoio dos demais agentes e um dos músicos teve de ser contido e imobilizado para ser retirado da estação", relata.

A companhia diz, ainda, que é a favor da manifestação cultural e artística em suas dependências. "Os espaços para as apresentações gratuitas são cedidos sem custo, mediante cadastro no site do Metrô e autorização prévia, de modo a não interferir na operação do transporte, bem como na circulação, comodidade e segurança dos passageiros".

Com informações do Portal R7!

Pontos moeda