Polícia

Vizinhos ouviram gritos de socorro de local onde adolescente foi assassinado em Santa Teresa

Corpo de João Paulo Grameliche da Silva, de 15 anos, foi encontrado na tarde desta quinta-feira, enterrado em uma cova rasa, dentro de uma propriedade particular

Foto: TV Vitória
Corpo de João Paulo foi encontrado na tarde desta quinta-feira, em uma propriedade particular

Moradores da região onde o adolescente João Paulo Grameliche da Silva, de 15 anos, foi espancado e assassinado a facadas, na última sexta-feira (29), contaram que ouviram gritos de socorro vindos da direção da região de mata para onde a vítima foi levada pelos criminosos. Eles chegaram a acionar a polícia, mas na ocasião ninguém apareceu.

O corpo de João Paulo foi encontrado na tarde desta quinta-feira (5), em uma propriedade particular localizada na Rua dos Cachorros, no bairro Centenário, em Santa Teresa, Região Serrana do Espírito Santo. Ele estava enterrado em uma cova rasa e foi preciso a ajuda de cães farejadores para o corpo ser localizado.

As buscas foram feitas por policiais militares e por uma equipe do Corpo de Bombeiros. Familiares e amigos de João Paulo acompanharam os trabalhos.

"A gente está aqui desde cedo ajudando nas buscas. Os policiais falaram que eles tinham algumas denúncias. Aí vieram ao local, rondaram lá por cima e depois vieram com o cachorro farejador. Foram no local e acharam a cova rasa. E falaram que é ele", lamentou a irmã da vítima, a lavradora Daniele Grameliche.

Segundo a Polícia Militar, o adolescente foi esfaqueado e, pelo corpo dele, havia sinais de espancamento. Os suspeitos de cometerem o crime foram detidos e um deles indicou o local onde João Paulo foi assassinado.

Suspeitos de participação no crime foram levados para a delegacia

Ao todo, cinco pessoas, sendo três rapazes e duas moças, foram levados para a Delegacia Regional de Santa Teresa para prestarem depoimento. Um dos detidos, um adolescente de 16 anos, admitiu que ele e outros dois rapazes, de 20 e 22 anos, levaram a vítima até a região de mata e começaram a espancá-la.

Foto: Hélio Filho/ Secom
Cinco pessoas foram levadas para a 12ª Delegacia Regional de Santa Teresa, onde prestaram depoimento

Em seguida, de acordo com a versão apresentada pelo adolescente, o rapaz de 22 anos atingiu João Paulo na cabeça com uma garrafa de vidro e depois desferiu diversas facadas no garoto.

O corpo da vítima foi deixado estirado no chão. No sábado (30), os três rapazes retornaram ao local e enterraram o corpo em uma cova rasa. A versão apresentada pelo adolescente foi confirmada por duas jovens que acompanhavam os suspeitos no momento da abordagem policial.

Faca com sangue foi encontrado na casa dos suspeitos

A Polícia Militar chegou até os suspeitos após abordar um deles em uma rua que dá acesso ao Morro do Tadeu, no início da tarde desta quinta-feira. Durante patrulhamento no local, os militares perceberam que o rapaz de 22 anos, indicado pelo adolescente como o autor das facadas contra João Paulo, estava em atitude suspeita e fizeram a abordagem.

Segundo os policiais, o indivíduo tentou fugir e, após ser detido pelos militares, informou nomes diferentes. Como não portava nenhum documento, os policiais o acompanharam até a casa dele, onde estava sua carteira de identidade.

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
João Paulo foi espancado, levou uma garrafada na cabeça e foi esfaqueado pelos criminosos

No local, os militares encontraram drogas, dinheiro, celulares e uma faca suja de sangue, que estava escondida embaixo de um botijão de gás. Na casa estavam o adolescente de 16 anos, o rapaz de 20 e duas jovens, de 16 e 18 anos.

Os policiais questionaram sobre o desaparecimento de João Paulo e o adolescente acabou confessando o crime. Os três suspeitos de envolvimento no homicídio e as duas jovens foram levados para a 12ª Delegacia Regional, em Santa Teresa.

Por meio de nota, a Polícia Civil informou que a ocorrência ainda estava sendo confeccionada pela Polícia Militar para depois ser entregue na Delegacia de Polícia de Santa Teresa.

Segundo a PCES, somente após a ocorrência ser entregue na delegacia e a finalização das oitivas da ocorrência, será possível ter mais informações sobre o procedimento a ser adotado pelo delegado.

O corpo de João Paulo foi encaminhado para o Departamento Médico Legal (DML) de Vitória, para ser identificado, necropsiado e, posteriormente, liberado para os familiares.

Adolescente saiu de casa para comprar chips

O garoto estava desaparecido desde a última sexta-feira. Segundo familiares, ele sumiu após sair de bicicleta para comprar chips na zona rural do município. Ele foi visto com vida pela última vez no bairro João Júlio Migliorelli.

Os familiares contaram para a equipe de reportagem da TV Vitória/Record TV que, como João Paulo gostava muito de andar de bicicleta, não estranharam a demora dele em voltar para casa. No entanto, o tempo foi passando e nada de notícias sobre o paradeiro do garoto.

"Sexta-feira ele saiu para comprar um chips. E na volta de casa ele não apareceu. Não sei como fizeram com ele", contou a mãe do adolescente, a dona de casa Maria de Fátima Grameliche.

Familiares e amigos realizaram buscas pela região todos os dias, com a esperança de ainda encontrar o garoto com vida. No entanto, foram informados nesta quinta-feira sobre a morte dele.

A família conta que João Paulo era carinhosamente chamado de "Keker". "Ele sempre foi um menino bom, calmo. Nunca fez mal a ninguém", conta a irmã do adolescente.

Os parentes não entendem o motivo de tanta crueldade. Eles disseram que João Paulo não tinha envolvimento com o tráfico de drogas. Agora a família do garoto só quer que a justiça seja feita.

Com informações da repórter Gabriela Valdetaro, da TV Vitória/Record TV

Pontos moeda