Polícia

Presos em operação expulsavam moradores do condomínio Ourimar

Ao todo, seis pessoas foram detidas na ação das polícias Militar e Civil no condomínio. Dois suspeitos não foram localizados e são considerados foragidos

Operação no condomínio Ourimar foi realizada na manhã desta terça-feira | Foto: TV Vitória

Seis pessoas foram detidas durante uma operação das polícias Civil e Militar, nesta terça-feira (19), no condomínio Ourimar, na Serra. A polícia acredita que, com as prisões, tenha conseguido desarticular uma quadrilha suspeita de expulsar moradores e tomar apartamentos do condomínio para o tráfico de drogas.

Entre os detidos na operação estão Tarcilo Rodrigues Reis, o "Orelha", Christiano Anastácio Viana, o "Rato" e Katia Maria Calisto da Silva, a "Nega". Também foram apreendidos dois adolescentes. Com um deles a polícia encontrou uma espingarda calibre 12, de fabricação caseira. Segundo as investigações, todos eles faziam parte de uma quadrilha que expulsava moradores do condomínio e tomava seus apartamentos para o tráfico.

"Eles inicialmente começaram a furtar os bens de quem se ausentava para trabalhar, para viagem ou qualquer outro motivo. Num segundo momento, eles começaram a expulsar os moradores, mas permitiam que eles saíssem com seus bens. E, por último, nós detectamos, nas informações que chegaram, que eles estavam expulsando os moradores e não permitiam que eles retirassem sequer os seus pertences", ressaltou o titular do 24º Distrito Policial (DP) de Novo Horizonte, delegado Rodrigo Herinque Rosa.

Tarcilo, Christiano e Katia foram presos durante a operação em Ourimar | Foto: Reprodução

Os detidos tinham mandados de prisão em aberto pelos crimes de associação para o tráfico, furto, roubo, associação criminosa e esbulho, que é tomar à força algo que pertença a outra pessoa. As investigações começaram em fevereiro deste ano e o inquérito está sendo conduzido pela delegacia de Novo Horizonte.

No inquérito, que ainda não foi concluído, a polícia confirmou que pelo menos sete famílias foram expulsas de suas casas pela quadrilha desarticulada nesta terça-feira. No entanto, mesmo com as prisões, a polícia não teve condições de devolver os imóveis aos respectivos donos. "Eles têm que entrar com ação própria para poder desocupar os apartamentos", explicou Rodrigo Rosa.

Segundo o superintendente de Polícia Regional Metropolitana, delegado Lauro Coimbra, a investigação é conduzida em conjunto com outras delegacias. "Todos os atores têm as informações que se cruzam. Por isso que essa operação hoje foi realizada. Pelas informações que se cruzaram, tanto de homicídio, tráfico de drogas, roubo de carro e crimes diversos, que estão sendo comunicados com as inteligências das duas polícias e que vai desaguar nesse tipo de operação", ressaltou.

Outra prisão

Durante a ação, a polícia também prendeu Rafael da Conceição, em flagrante, por posse ilegal de droga. Além disso, dois suspeitos não foram localizados. Alex Sandro Berto da Silva e Daniel Felipe Araújo Mariano também possuem mandados de prisão em aberto e são considerados foragidos.

Alex e Daniel não foram localizados pela polícia e são considerados foragidos | Foto: Reprodução

Durante a operação desta terça-feira, as equipes da PCES e da PMES cupriram mandados de busca e apreensão em 59 apartamentos e também realizaram buscas em pessoas e veículos. "Além dos autos de infração, 11 desses veículos, entre automóveis e motocicletas, tinham restrições administrativas, licenciamento atrasado, entre outras, e aí esses veículos foram guinchados", disse o comandante da 14ª Companhia Independente, major Werneck.

Pontos moeda