Polícia

Em Guarapari, Solenidade Militar marca comemoração pelos 18 anos do Batalhão da PM

O evento aconteceu ontem (13) no Guará Centro de Eventos

Aline Couto

Redação Folha da Cidade
Foto: Hamilton Garcia

Com a presença da sociedade civil organizada, empresários, líderes comunitários, vereadores, secretários municipais e representantes da prefeitura, o 10º Batalhão da Polícia Militar de Guarapari realizou uma solenidade militar em celebração pelos 18 anos de serviços policiais prestados a comunidade guarapariense.

Em sua fala, o tenente coronel Cleverson Mancini Lyra, comandante do 10º Batalhão, agradeceu a parceria entre a polícia militar e a sociedade guarapariense, além dos policiais civis e dos militares aposentados que também colaboram pela excelência no trabalho da PM. “Nossos militares vêm trabalhando em prol da população do município, e sabemos que não fazemos nada sozinhos. Todos aqui presentes fazem parte da segurança pública, que é dever do Estado, mas de responsabilidade de todos nós. Nesses 18 anos foram criados laços, parcerias, conselhos, e um maior número de atividades da PM com a sociedade. Novos desafios estão à frente mais com muito trabalho e ajuda da comunidade de Guarapari, daremos respostas e faremos um serviço prestado com excelência advindo de muito trabalho”, destacou.

Foto: Hamilton Garcia
Comandante do 10º Batalhão, tenente coronel Lyra.

O Comandante Geral da Polícia Militar do Espírito Santo, Moacir Leonardo Vieira Barreto Mendonça, enfatizou que o trabalho do 10º Batalhão vem colaborando para o índice de criminalidade e violência da cidade estar diminuindo ao longo dos anos. “É um trabalho construído por várias mãos. Esse aniversário é a constatação que após passarmos por muitas dificuldades, estamos vendo as realizações feitas pelos nossos policiais em uma profissão que é uma das mais perigosas do mundo. São relevantes serviços no município de Guarapari, em um batalhão nota 10 que se destaca pelo engajamento com a comunidade com o intuito de fortalecer elos de parceria em favor da segurança da população”.

Quando questionado sobre a valorização do policial pela comunidade e a interação da comunidade com a polícia, o secretário Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo, Antônio Roberto Cesário de Sá, elogiou a sociedade de Guarapari pela troca e sinergia para auxiliar os órgãos policiais e pela forma respeitosa e de valor que a sociedade participa disto. “Tive o prazer de vir a essa comemoração e pude verificar e constatar essa relação de reciprocidade, respeito e apoio mútuo entre polícia e sociedade civil organizada da cidade. Muitas homenagens e carinhos entre eles. A nossa instituição que arrisca a vida todos os dias, muitas vezes não é compreendida. Por isso reitero a importância de perceber essa relação”, ressaltou.

Foto: Hamilton Garcia
Da esquerda para a direita, secretário Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo, Antônio Roberto, subsecretário Estadual de Turismo, Gedson Merízio e o Comandante Geral da Polícia Militar do Espírito Santo, Coronel Barreto.

Também presente na solenidade, Gedson Merízio, subsecretário Estadual de Turismo, aproveitou para falar sobre segurança e turismo. “Não tem como você desenvolver um projeto turístico se você não tiver segurança. Guarapari já vem mostrando em seus índices a queda de criminalidade há décadas, principalmente por conta dos comandos que estamos tendo aqui nesses 18 anos e dos soldados que vem desempenhando um importante papel na proteção da cidade”, relatou acrescentando que a Secretaria estadual de Turismo está criando um convenio com a PM para capacitação turística e da língua inglesa dos policiais, para o melhor desenvolvimento e recepção dos turistas internacionais.

A comemoração dos 18 anos do batalhão de Guarapari tem seu término hoje (14) com um concerto da Banda de Música da Polícia Militar no Radium Hotel, Centro da cidade, às 20h.

Pontos moeda