Polícia

Mais de 58 casos de violência doméstica têm sido registrados no ES, diariamente, neste ano

Recorde de casos em termos de município ficou com a Serra, na região metropolitana de Vitória. A cidade teve 808 registros até maio deste ano

Isabella Arruda

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
O número de casos de violência doméstica registrados no ES continua a assustar

Mais de 58 casos de violência doméstica contra a mulher foram registrados diariamente, neste ano, no Espírito Santo. O total de crimes, até o final do último mês de maio, chegou a 8.809 casos, número que aumentou em relação ao mesmo período de 2021, quando foram registrados 7.882, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Em termos percentuais, houve um acréscimo de 11,8% no número de casos entre os dois anos.

Foto: Sesp

Apenas na Grande Vitória, neste ano, foram registrados 3.030 casos de violência doméstica, o que representa um crescimento de 15,3% na notificação dos casos em relação ao mesmo período do ano anterior. 

O maior crescimento percentual, no entanto, ocorreu na região Norte do Estado, que registrou 1.789 casos em 2022, representando um aumento de 21% em comparação com 2021.

LEIA TAMBÉM: >> Dia dos Namorados: ao menos 10 mulheres foram agredidas na Grande Vitória no fim de semana

O recorde em termos de município ficou com a Serra, na região metropolitana de Vitória. A cidade teve 808 casos até maio deste ano. Em segundo lugar, em um ranking sem qualquer mérito, ficou Vila Velha, também na Grande Vitória, com 726 registros.

Para entender: de acordo com o artigo 5º da Lei Maria da Penha (11.340/2006), violência doméstica e familiar contra a mulher é "qualquer ação ou omissão baseada no gênero, que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral e patrimonial". 

Fator climático

Sobre o assunto do aumento de casos de violência doméstica, a delegada Michelle Vieira, gerente de Proteção à Mulher da Sesp, conversou com a reportagem do Fala ES, exibido pela TV Vitória/Record TV nesta terça-feira (14).

Foto: Reprodução TV Vitória
Delegada Michelle Vieira

“O que nem todos sabem é que o fator climático também influencia na ocorrência dessas situações. Em períodos chuvosos e frios o número de registros diminui. Já nos dias quentes, geralmente associados ao maior uso de bebida alcoólica, o quadro é potencializado. Em dias de jogos de futebol também é perceptível o aumento”, disse.

A autoridade policial exemplificou condutas que podem sinalizar a existência de um relacionamento abusivo. Para estes casos, é preciso que haja atenção especial. 

“Algumas condutas como ciúme excessivo, querer mexer no celular da companheira, controlar sua roupa, xingamentos, falta de respeito e ameaça, mostram que, caso a mulher não consiga romper o ciclo, deve procurar a unidade policial para registrar boletim e pedir medida protetiva”, continuou.

LEIA TAMBÉM: >> Distribuidora sofre R$ 50 mil de prejuízo após três furtos de fios em Vila Velha

Ranking das unidades policiais com maior número de registros:

• Deam de Vila Velha
• Deam da Serra
• Plantão Especial da Mulher da Região Metropolitana
• Deam Cariacica
• 12º BPM - Linhares
• 9º BPM - Cachoeiro de Itapemirim
• 9ª CIA IND - Marataízes
• 10ª CIA IND - Anchieta
• 5º BPM - Aracruz
• 16ª Delegacia Regional de Linhares

LEIA TAMBÉM: >> Vídeos retratam histórias contadas em cartas por mulheres vítimas de violência na Grande Vitória

Dias e locais onde mais acontecem os casos

Em se tratando dos dias em que é registrado o maior número de ocorrências, a Sesp apontou, em estudo comparativo, que a segunda-feira, é o dia que recebe 20,5% das notificações. Em seguida, quase empatado, vem o domingo (19%) e, depois, a terça-feira (13,7%).

Foto: Sesp

O tipo de local geralmente escolhido para a prática dos atos de violência, segundo a Sesp, é a residência. Depois vem então a via pública. 

Pontos moeda