Polícia

Caça-níqueis e mais de 20 pessoas são detidas na operação ‘Força Total’ no ES

As ações aconteceram em Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul, Muqui e Vargem Alta, e contou com 155 militares e 54 viaturas

Um bingo foi fechado em Cachoeiro durante a operação 'Força Total' , realizada pela Polícia Militar Foto: ​Divulgação/PM

Durante 24 horas, 155 policiais militares do 9º Batalhão realizaram a operação ‘Força Total’, que teve como objetivo dar visibilidade ao trabalho policial e reduzir as oportunidades e situações que favorecem as práticas de crimes, além também de prevenir e reprimir o tráfico de drogas e armas, crimes contra o patrimônio, homicídios, contrabando e pirataria. 

A ação, realizada nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul, Muqui e Vargem Alta, teve início na última quarta-feira (6) e foi encerrada na manhã desta quinta-feira (7). Foi apreendida arma de fogo, munições, drogas e Cds e Dvds piratas, além de jogos proibidos. Ao todo, 25 pessoas foram detidas.

Segundo o comandante do 9º Batalhão, tenente coronel Alessandro Marin, os militares intensificaram o policiamento preventivo e repressivo nesses locais, saturando os pontos de maior índice de criminalidade de cada região. “Foram realizados cercos táticos, pontos de bloqueio, abordagens, visitas tranquilizadoras, blitzen de trânsito, cumprimentos de mandado de prisão, entre outras ações”, explica. 

Em Cachoeiro de Itapemirim, foram abordados 58 veículos, 53 motos e 190 pessoas. Também foram confeccionados 18 autos de infração, com recolhimento de três documentos de veículos e uma carteira de habilitação. A PM abordou quatro estabelecimentos e realizou a apreensão de três máquinas caça-níqueis, 189 blocos de jogo do bicho, além de baralhos e a quantia de R$ 4.187,10 em dinheiro. Oito pessoas foram detidas.

Nos bairros Guandu, Centro e Amarelo, os policiais apreenderam 2.955 Cds e Dvds piratas. No bairro Vilage da Luz, foi apreendida uma espingarda calibre 32, cinco munições do mesmo calibre e três buchas de maconha. Já nos bairros Amaral, Parque Laranjeiras e Valão, a PM apreendeu 20 buchas de maconha, seis cigarros da mesma droga e uma pedra de crack.  Seis pessoas foram detidas, e três menores apreendidos. No bairro Aeroporto, um jovem de 19 anos foi conduzido por apresentar mandado de prisão em aberto.

Os militares também apreenderam máquinas caça-níqueis durante a ação 'Força Total' na região Foto: ​Divulgação/PM

Operação vai continuar

Na área da 2ª Cia, que compreende Atílio Vivácqua, Muqui e Mimoso do Sul, foram abordadas 30 motos, 18 veículos, sete táxis, três ônibus e 142 pessoas. 

Na área da 3ª Cia, que envolve os municípios de Castelo e Vargem Alta, foram abordadas 227 motos, 141 veículos, dois táxis, cinco ônibus e 614 pessoas. Foram confeccionados 69 autos de infração, com recolhimento de uma carteira de habilitação. As ações em Vargem Alta resultaram na apreensão de 4.876 Cds e Dvds piratas. Três pessoas foram detidas. Em Castelo, a PM apreendeu sete máquinas caça-níqueis e oito munições calibre 22 em ocorrências isoladas. Cinco pessoas foram presas.

“A operação é o desfecho do Plano de Operações da PM na região, e congrega todos os esforços de polícia ostensiva para o inibir a prática criminosa seja nas ruas, veículos, bares e zona rural. O resultado mostrado ilustra o quanto de problemas ainda possuímos nas cidades e que normalmente não conseguimos combater no dia-a-dia. E como já dissemos, a Operação Força Total acontecerá regularmente em nossa região”, completa o comandante.

Pontos moeda