Polícia

Ex-policial suspeito de matar a namorada mantém silêncio durante audiência de instrução

Durante o dia, foram ouvidas as demais testemunhas de acusação e as de defesa. Justiça deve decidir em 15 dias se Itamar Rocha Lourenço Júnior será ou não julgado pelo crime

Ex-policial alegou inocência e preferiu se manter em silêncio durante a audiência desta segunda-feira Foto: TV Vitória

A audiência de instrução do processo sobre o assassinato da jovem Ana Clara Cabral Félix, ocorrido em fevereiro do ano passado, foi retomado nesta segunda-feira (04). A audiência, realizada no Fórum Desembargador João Manoel de Carvalho, em Serra-Sede, teve início por volta das 10 horas e terminou no início da noite desta segunda.

No entanto, a Justiça só deve decidir se o suspeito de ter cometido o crime, o ex-policial militar Itamar Rocha Lourenço Júnior, que era namorado de Ana Clara na época do homicídio, irá a júri popular dentro de 15 dias. O advogado que defende Itamar no processo adiantou que vai recorrer caso a Justiça decida pela pronúncia do réu.

Ao longo do dia, nesta segunda, foram ouvidas as três testemunhas de acusação restantes, além das oito de defesa. Segundo o advogado do ex-policial militar Itamar Rocha Lourenço Júnior, suspeito de ter cometido o crime e que era namorado de Ana Clara na época, durante a audiência o réu declarou ser inocente e preferiu não prestar mais esclarecimentos, fazendo valer seu direito de permanecer em silêncio.

O advogado do ex-policial alegou que algumas testemunhas de acusação arroladas no processo são inimigas pessoais de Itamar e, por isso, teriam o interesse de prejudicá-lo. Ao término da audiência, o réu foi levado de volta para a Penitenciária de Segurança Máxima I, em Viana, onde está preso desde o dia 19 de janeiro deste ano.

Agora, o processo será remetido ao Ministério Público Estadual (MPES) e, em seguida, ao advogado de defesa de Itamar Rocha Lourenço Júnior. A previsão é que, após 15 dias, saia a sentença de pronúncia, que é a decisão da Justiça em submeter ou não o réu a júri popular. O fato de o juiz decidir pela pronúncia não significa que ele está decidindo se o réu é ou não culpado, mas se há indícios de autoria do crime.

Os primeiros depoimentos dessa fase do processo foram tomados no último dia 15, também no Fórum de Serra-Sede. Na ocasião, foram ouvidas as cinco primeiras testemunhas de acusação.

O crime

Itamar é suspeito de assassinar a tiros a namorada Ana Clara Cabral, em fevereiro do ano passado Foto: Divulgação

O ex-soldado Itamar Rocha Lourenço Júnior é suspeito de assassinar a tiros a namorada Ana Clara Cabral Félix, na época com 19 anos, no dia 5 de fevereiro do ano passado. O crime aconteceu na Rodovia do Contorno, na Serra.

No dia do crime, ele disse à polícia que a jovem havia sido sequestrada. No entanto, horas depois, foi preso em flagrante por homicídio duplamente qualificado. Ana Clara e Itamar namoravam há cerca de dois anos. 

Cerca de seis meses após o crime, o suspeito foi expulso da Polícia Militar. Segundo a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Itamar Rocha Lourenço Junior está preso na Penitenciária de Segurança Máxima I, em Viana, desde o dia 19 de janeiro deste ano. Em fevereiro de 2015 o ex-militar foi levado para o Quartel da PM e permaneceu no presídio militar até ser expulso da corporação.

Pontos moeda