Polícia

Jovem de 20 anos é preso suspeito de tráfico de drogas e homicídios na Grande Vitória

Matheus Moreira de Oliveira, o Matheusinho, teria começado uma série de assassinatos no dia 2 de julho

Foto: Divulgação

Um jovem de 20 anos foi preso na terça-feira (23) por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas em bairros de Vila Velha, além de homicídios na Grande Vitória. 

Segundo a polícia, Matheus Moreira de Oliveira, também conhecido como 'Matheusinho', teria cometido assassinatos em série desde o dia 02 deste mês. "Esse indivíduo fazia parte do tráfico de Novo México (bairro de Vila Velha), foi expulso de lá, bem como a sua família por problemas ligados ao próprio tráfico de drogas. O chefe do tráfico de Novo México, de apelido 'Mariposa', expulsou ele de lá", explicou o delegado Gianno Trindade.

Trindade disse também que, depois de ser expulso de Novo México, Matheus passou a fazer parte do tráfico rival. "É o tráfico de Itapoã, da Concrevit, dominado pela família Santana. Somado ao seu sentimento de vingança, por ter sido expulso de Novo México, ele adquiriu uma dívida de R$ 2 mil ao tráfico de Concrevit, porque perdeu drogas. Ou seja, ele ficou responsabilizado por guardar essas drogas na sua casa e a Polícia Militar fez a apreensão", completou.

A partir dessa situação, Matheus teria iniciado uma sequência de assassinatos. Depois das investigações, a polícia concluiu que uma das vítimas dele tem ligação direta com o tráfico de drogas de Novo México, em Vila Velha.

O primeiro assassinato cometido, segundo a polícia, aconteceu no dia 02 deste mês. De acordo com o delegado, o suspeito matou Luciano Caliere, de 21 anos, a tiros. A vítima, segundo as investigações, traficava drogas no bairro Novo México, e Matheus teria o assassinado por vingança.

Além da vingança no bairro em que foi expulso, Matheus teria começado a matar a mando de traficantes para pagar a dívida. "O tráfico da Concrevit passou a cobrar essa dívida do Matheus em serviços, que seriam justamente matar os rivais", explicou Trindade.

Três dias depois do primeiro homicídio, Matheus teria cometido mais um crime. Desta vez, segundo o delegado, tentou matar um morador em situação de rua de 29 anos no bairro Itapoã, em Vila Velha. "Um morador de rua que eles acusam e julgam de morte imediata, sem chance de defesa, de estar passando informações para a polícia".

No dia 07 de julho, mais um crime que pode ter o envolvimento do suspeito, segundo a polícia. Patrick da Vitória Fonseca, de 31 anos, foi morto a tiros no bairro Boa Vista 1, em Vila Velha. Familiares contaram que Patrick era usuário de drogas. "Pela proximidade de fatos, região e dinâmica, o modus operandi do homicídio do dia 07, ele está sendo contado também como possível autor", garante o delegado.

A polícia cumpriu um mandado de prisão temporária e prendeu Matheus na casa de um parente na Serra. "Sendo necessária a continuidade das investigações, nós pediremos a prorrogação da prisão temporária. Ao final, nós pediremos a conversão para prisão preventiva, tempo que nós achamos que, se necessário for, responsabilizarmos também os chefes do tráfico de drogas pelos homicídios acontecidos na região". 

Pontos moeda