Polícia

Operação Beijo de Judas: detentos planejavam realizar segunda fuga no Complexo do Xuri

O plano foi descoberto pela equipe do Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas (Nuroc)

Foto: Reprodução/TV Vitória

Fios diamantados, cerras e outras ferramentas, esse é o material que o inspetor penitenciário, preso na manhã de quarta-feira (24), levaria para ajudar detentos em uma segunda fuga no Complexo de Xuri. 

De acordo com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), o suspeito facilitou a fuga de nove detentos em abril deste ano e participaria de uma segunda, mas o plano foi descoberto. "Tentando entender as causas da fuga, se descobriu um novo plano. Na investigação, acabou chegando ao agente penitenciário",  esclareceu Raphael Ramos, delegado do Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas (Nuroc).

Foto: Divulgação
Materiais utilizados na fuga do mês de abril

Além do agente penitenciário, outro homem foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos. Outros seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos na operação. Equipes do Nuroc também fizeram buscas na penitenciária.

A fuga facilitada pelo servidor foi considerada a maior já ocorrida em todo o Complexo do Xuri, onde funcionam seis unidades prisionais. Os detidos que conseguiram escapar estavam presos em regime fechado, em sua maioria por tráfico de drogas. Dos nove detentos que fugiram em abril, sete foram recapturados.

O agente penitenciário foi indiciado por corrupção passiva, fuga de pessoa presa, organização criminosa e já está no Centro de Triagem de Viana.

Com informações da repórter Vanuza Santana, da TV Vitória/ Record TV!


Pontos moeda