Polícia

PF prende homem suspeito em Vitória por compartilhar arquivos de exploração sexual de crianças

"Operação Vigília", que contou com 10 policiais, cumpriu mandados de busca e apreensão também em Cachoeiro de Itapemirim

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação / Polícia Federal

A Polícia Federal no Espírito Santo prendeu um homem em flagrante na manhã desta quinta-feira (22), em Vitória, acusado de compartilhar arquivos contendo vídeos e fotos de exploração sexual envolvendo crianças.

A prisão foi o resultado da chamada "Operação Vigília" que mirou suspeitos desse crime na internet e teve também mandados cumpridos de busca e apreensão em Cachoeiro de Itapemirim. Ao todo, 10 agentes participaram da ação.

O suspeito detido estava em sua própria casa, num bairro da capital não informado pelos policiais, e, com ele, foram apreendidos equipamentos eletrônicos e mídias, que serão examinados pela perícia da PF. A investigação irá em busca de possíveis outros envolvidos e se há produção de fotos ou vídeos contendo exploração desta natureza.

Já em Cachoeiro, o investigado foi localizado mas não havia provas materiais com ele que justificassem uma prisão.

RASTREAMENTO

Em face de rastreamento da rede mundial de computadores promovido por policiais federais capacitados, foram identificados usuários compartilhando arquivos com o conteúdo dessa natureza, durante as investigações.

CRIMES INVESTIGADOS

O investigado responderá pelo crime de compartilhamento de arquivos contendo pornografia infanto-juvenil, presente no artigo 241-A da Lei 8.069/90. A pena varia entre 02 a 06 anos de reclusão e poderá ainda responder pelo crime de posse de arquivos, presente no artigo 241-B, cuja pena variam de 01 a 04 anos de reclusão, caso a perícia encontre arquivos dessa natureza armazenados.


Pontos moeda