Polícia

Nova fase da operação Alquimia é deflagrada, após prisão de médica no ES

Foram descobertos contratos equivocados, prestações de serviços irregulares e favorecimento pessoal durante as investigações na primeira fase da operação

Outras investigações foram solicitadas pela Sesa Foto: Divulgação/Governo

Após a prisão de uma médica, a segunda fase da operação Alquimia foi deflagrada na madrugada desta quarta-feira (17). A primeira fase, também realizada pelo Núcleo de Repressão as Organizações Criminosas (Nuroc), aconteceu na última quinta-feira (11).

De acordo com a polícia, as investigações foram solicitadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Outras pessoas estão sendo investigadas nessa nova fase e pode haver outras prisões. Como a operação ainda está em andamento, até o início da tarde novas informações devem ser divulgadas.

Na primeira fase da operação, uma médica servidora pública foi presa por suspeita de fraude na contratação de empresas terceirizadas para a Sesa. Foram descobertos contratos equivocados, prestações de serviços irregulares e favorecimento pessoal durante as investigações.

O contrato que deu início às investigações é de 2012. A Sesa percebeu que, por diversas vezes, a empresa investigada causava a impugnação do processo licitatório. Como os pacientes necessitam do serviço, um contrato emergencial era feito, mas também de forma irregular, já que era direcionado para a mesma empresa.

Pontos moeda