Polícia

Antiga delegacia vira local para uso de drogas em Jardim América

No local, são encontrados vergalhões à mostra, estrutura danificada e muita sujeira. Segundo a Sesp, obras já estão previstas para o local

Foto: Patrícia Battestim

A estrutura onde funcionava uma delegacia no bairro Jardim América, em Cariacica, continua abandonada. O local está tomado por mato e lixo e virou abrigo para moradores de rua e usuários de drogas.

Vergalhões à mostra, estrutura danificada e muita sujeira. Imagens registradas por moradores do bairro na manhã desta sexta-feira (31) mostram o interior da estrutura.

Segundo quem vive na região, a presença de moradores de rua no local é uma realidade há tempo. Muitos utilizam a estrutura como abrigo, mas a presença deles, traz alguns transtornos. “Eles vão às casas, pedem café. É uma certa tristeza porque as mulheres estão sozinhas em casa não tem como falar não, se sentem pressionadas”, disse o funcionário público Idevan Medeiros.

Foto: Patrícia Battestim

Ainda de acordo com a população, a construção é frequentemente utilizada para o uso de drogas. No local, moradores encontraram um cachimbo, possivelmente usado para consumo de crack, pinos vazios de cocaína, roupas, restos de comida e embalagens vazias.

O radialista Éder Silva mora próximo ao imóvel e sabe muito bem o transtorno que isso gera. “É mau cheiro, insegurança, lixo, ratos, insetos. Tudo a gente encontra”, cita.

A presença do lixo também preocupa os moradores com relação à proliferação de mosquitos que podem transmitir doenças. Além disso, o cheiro do local não agrada. O comerciante Juerez Rodrigues reclama que é difícil de comer. “Pessoal que mora aqui em frente não pode nem usufruir da varanda por causa do cheiro”, disse.

Na parte traseira do imóvel, o muro está danificado. Ao longo da estrutura, existem vários buracos e ferragens amostra. Do outro lado tem residências e dezenas de pessoas passam diariamente pela rua. “Nós corremos o risco de estar passando na rua e a parede desabar em cima da gente”, afirma Eder.

Moradores afirmam que a delegacia de Jardim América deixou de funcionar no local há cerca de 10 anos. Desde então a estrutura está em situação de abandono. A luta por mais atenção das autoridades para a realidade do local é longa. Segundo o morador Idevan, nesta quinta-feira (30), durante uma solenidade no bairro, um representante da Secretaria Estadual de Segurança Pública garantiu que uma providência será tomada. “O representante do governo afirmou que o processo está em andamento e que ali será uma delegacia usada pela Costumes e Diversões”, disse.

A Polícia Civil informou que uma empresa que vai fazer o projeto de reforma e ampliação do prédio foi contratada. Disse ainda que foi feita a licitação e o projeto está em andamento.

Pontos moeda