Polícia

Corpo de PM assassinado em Vila Velha será enterrado nesta 4ª em Vitória

O soldado da Polícia Militar Walter Anderson Borges da Silva foi assassinado na última segunda-feira (13), em Vila Velha

O soldado foi assassinado na segunda-feira, dia 13 de agosto | Foto: Reprodução

O corpo do policial militar assassinado na última segunda-feira (13), em Vila Velha, está sendo velado no Quartel do Comando Geral de Maruípe, na capital. O sepultamento está previsto para acontecer às 9 horas desta quarta-feira (15), em um cemitério de Vitória. Até o momento ninguém foi preso, mas de acordo com a polícia, as investigações continuam.

A equipe da TV Vitória conversou com a ex-esposa do soldado Borges. Ela disse que a sensação que tem é de que ele está dormindo e que não consegue aceitar a morte do militar, com quem tem uma filha de 2 anos. A mulher é enfermeira e disse que esteve no local onde o crime aconteceu e tentou prestar os primeiros socorros, mas contou que no local mesmo, percebeu que seria difícil ele sobreviver.

Os criminosos

Durante a manhã de terça-feira (14), policiais fizeram buscas atrás dos suspeitos de assassinar o policial militar Walter Anderson Borges da Silva, de 29 anos. As investigações para elucidar a morte do soldado se concentram no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

--> Namorada de PM assassinado em VV deve ganhar bebê nesta semana

--> "Só ouvimos os tiros", diz amiga de soldado morto em Vila Velha

--> Familiares liberam corpo de PM assassinado em Vila Velha

O crime

O soldado Borges estava em uma festa infantil da filha de uma amiga da esposa. Ele saiu do trabalho e passou no local. Segundo informações de testemunhas, criminosos que estavam em um carro prata chegaram, abordaram Walter e efetuaram vários disparos, que teriam atingido a costela, o peito e o quadril do soldado.

Perfil

Walter Anderson Borges da Silva, conhecido na PM como soldado Borges, fazia parte da corporação desde 2008. Atualmente trabalhava na Companhia Independente de Missões Especiais (Cimesp), um grupo de elite da Polícia Militar do Espírito Santo especializado em ações e ocorrências de alta complexidade.

Para os familiares e amigos, o soldado Borges era conhecido como Birinha, apelido que herdou do pai, conhecido no bairro Araçás, em Vila Velha, como Bira. Prestes a completar 30 anos, o soldado esbanjava vitalidade. Segundo a família, era dono de um espírito aventureiro. Há quatro meses começou a praticar crossfit e já era um dos melhores atletas do box em que treinava.

Em 2010, o militar se envolveu em um grave acidente. O carro em que ele e os amigos estavam bateu em um poste na Rodovia do Sol, em Vila Velha. Um dos passageiros morreu na hora e o soldado ficou ferido.

Quatro policiais mortos e pelo menos seis baleados em 2018

22 de junho

Um soldado da Polícia Militar foi baleado de raspão na testa após reagir a um assalto no bairro Vila Prudêncio, em Cariacica. Os criminosos queriam levar a moto da vítima e houve troca de tiros. Um dos suspeitos morreu no local. O soldado foi socorrido para um hospital.

30 de maio

Um policial militar de 25 anos foi baleado durante um assalto ocorrido no bairro Aparecida, em Cariacica. O PM estava de moto, junto com a esposa, quando foi abordado por quatro criminosos, que roubaram o veículo. Mesmo ferido o PM desceu a rua e pediu ajuda a moradores da região. Pessoas que estavam em um bar tentaram acalmar a vítima. O próprio policial acionou o Ciodes, que enviou uma viatura ao local.

20 de maio

Em Nova Carapina, na Serra, um sargento da Polícia Militar foi baleado após reagir a um assalto. Ele estava em um ponto de ônibus quando foi rendido. A arma do militar foi levada pelos bandidos. O policial militar foi socorrido encaminhado para o Hospital Jaime Santos Neves, no município.

25 de abril

O soldado Lucas Sabino dos Santos foi assassinado na madrugada de 25 de abril, no bairro Itacibá, em Cariacica. Ele foi baleado no peito e acabou morrendo. Lucas não estava de serviço quando o crime aconteceu. A vítima estava acompanhada de um amigo e, quando passavam de carro em frente a um bar, criminosos começaram a efetuar os disparos. O amigo também foi baleado. Oito pessoas foram detidas suspeitas de participarem do crime. Todos foram levados para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Cariacica.

21 de março

O sargento Lucimar Schultz, 53 anos, da reserva da Polícia Militar foi baleado no bairro Soteco, em Vila Velha. O militar foi alvejado com três disparos. Um dos tiros atingiu o ombro do policial. O sargento foi socorrido pelo próprio filho que se encontrava com ele no momento do fato. Após 10 dias internado, ele recebeu alta do hospital, onde passou por cirurgia e perdeu um rim.

20 de março

O soldado da polícia militar Afonso Miller Costa de Mello, de 23 anos, foi baleado na cabeça no bairro São Torquato, em Vila Velha, após ser confundido com um traficante. Após uma semana internado, ele morreu na noite do dia 27 de março. O policial estava em estado gravíssimo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Lucas, em Vitória.

12 de fevereiro

Um policial militar foi baleado por criminosos durante uma tentativa de assalto no bairro Nova Bethânia, em Viana. O soldado saía de um supermercado quando o crime aconteceu. Ele estava de folga e voltava de carro para casa. A vítima foi atingida por disparos no abdômen e na mão. O militar foi socorrido por um colega, que também é policial e estava em serviço no bairro. Ele foi encaminhado para o Hospital Antônio Bezerra de Farias, em Vila Velha.

26 de janeiro

Um sargento da PM também baleado após troca de tiros com uma dupla de assaltantes em Vila Velha. De acordo com o que foi relatado na ocorrência, ele estava dentro da viatura e foi baleado na boca. O policial foi levado para um hospital particular de Cariacica.

26 de janeiro

No mesmo dia, um policial militar de folga morreu após ser baleado durante uma troca de tiros com um assaltante, no balneário de Itaipava, em Itapemirim, litoral sul do Estado. O criminoso também foi atingido e morreu no local. De acordo com a polícia, dois bandidos tentaram roubar o carro de dois policiais mineiros, que são irmãos e estavam de passagem pelo Espírito Santo. Um dos policiais reagiu e trocou tiros com os assaltantes.