Polícia

"Não há dúvidas de que ele foi o autor do disparo", diz deputada sobre suspeito de matar cachorro

Polícia encontrou na casa do suspeito uma arma de chumbinho, que pode ter sido usada no crime. No entanto, em depoimento, ele negou os fatos

Foto: Reprodução

A presidente da CPI dos Maus Tratos Contra os Animais da Assembleia Legislativa, deputada estadual Janete de Sá (PMN), recebeu, nesta sexta-feira (30), o titular da Delegacia de Infrações Penais e Outras (DIPO) de São Mateus, delegado Leonardo Malacarne, responsável pela investigação do caso em que um homem é acusado de matar um cachorro com um tiro, no município. O crime aconteceu no último dia 22.

Segundo a deputada, a reunião foi marcada para que o delegado a informasse sobre o andamento das investigações sobre o caso. O homem apontado como o autor do tiro que matou o animal foi identificado, por meio de câmeras de videomonitoramento, e prestou depoimento na delegacia de São Mateus na última quinta-feira (29). À polícia, o suspeito, um professor universitário, negou que se encontrava no local no momento do crime e foi liberado.

No entanto, a deputada afirma que não restam dúvidas de que ele foi o autor do disparo. "O delegado me informou que a polícia realizou diligência na casa do suspeito e, no local, os policiais encontraram uma arma de chumbinho e munições. O chumbinho que estava na residência dele é compatível com o que foi encontrado no corpo do animal, durante necropsia. Entretanto, ele negou ter contato com esse tipo de projétil", frisou a deputada.

"Durante a diligência, vizinhos confirmaram que ele tem o hábito de praticar tiro ao alvo no quintal de casa. Além disso, um professor que trabalha na mesma universidade que ele afirmou que era comum, durante o horário de almoço, ele ficar contando vantagem e dizendo que matava outros animais, como gato, passarinho, pombo, entre outros", completou Janete de Sá.

A deputada disse ainda que irá pessoalmente a São Mateus, no próximo dia 12, para acompanhar, na condição de presidente da CPI dos Maus Tratos Contra os Animais, um novo depoimento do suspeito à polícia. Segundo Janete de Sá, a ida ao município do norte do Estado não ocorrerá antes por orientação do próprio delegado, que ainda segue investigando o caso.

"As investigações ainda estão em andamento, mas não há dúvidas de que ele foi o autor do disparo. As evidências são muito fortes: o chumbinho encontrado na casa dele foi o que matou o animal, o carro que aparece nas imagens de videomonitoramento é o dele e o horário registrado pelas câmeras bate com o horário em que ele saiu de casa", ressaltou.

Segundo a deputada, o professor universitário poderá responder, inclusive, por crime patrimonial, uma vez que o cachorro tinha dono. O crime no qual ele poderá ser enquadrado está previsto no artigo 163 do Código Penal — destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia —, cuja pena é de um a seis meses de detenção ou multa.

O crime

A morte do cachorro causou grande repercussão em São Mateus e nas redes sociais. As imagens de videomonitoramento mostram o agressor passando de carro na rua e, sem nenhum motivo aparente, saca a arma e atira contra o animal, indo embora em seguida.

Testemunhas chegaram a socorrer o cão, mas ele acabou não resistindo aos ferimentos. De acordo com apuração da equipe da TV Vitória/Record TV, moradores disseram que o suspeito do crime mora no mesmo bairro onde ocorreu a ação.

A polícia conseguiu chegar ao suspeito por meio das imagens de videomonitoramento, que identificaram o carro. 

Pontos moeda