Polícia

Onda de assaltos assusta moradores e comerciantes do Centro de Vila Velha

Foram registrados quatro roubos em apenas dois dias na região; em uma joalheria, que funcionava dentro de um shopping, o prejuízo foi de R$ 100 mil, segundo o proprietário

Foto: Reprodução TV Vitória

Uma onda de assaltos e furtos está assustando moradores e comerciantes do Centro de Vila Velha. Eles afirmam que a região, recentemente, tem virado rota constante de ladrões que invadem lojas e casas. Somente nesta semana foram registrados quatro assaltos em apenas dois dias.

Na segunda-feira (22), uma loja de eletrônicos que fica na rua Antônio Ataíde sofreu uma tentativa de furto. Nas imagens do circuito de videomonitoramento, um homem de blusa preta faz um pagamento e aproveita a distração da funcionária para furtar um produto. Só que, quando sai da loja, ele deixa a caixa cair. A funcionária percebe e vai atrás para recuperar o objeto.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas no celular? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

O assalto aconteceu em plena luz do dia, quando a rua estava bem movimentada. A proprietária da loja está bem assustada e, por isso, não quis ser identificada. Ela contou que outros casos também aconteceram na região. A quantidade de assaltos registrados só essa semana assusta a comerciante.

Foto: Reprodução TV Vitória
Homem roubou uma joalheria no Centro de Vila Velha

"Essa semana foram quatro assaltos em dois dias. Assaltaram a farmácia, uma lanchonete, joalheria, a minha loja. A gente se sente muito vulnerável porque não vemos policiamento e acaba que precisamos fazer nossa própria segurança. Trabalhamos com medo. Quando o cliente entra na loja, a gente começa a ficar assustada porque não sabe se ele é um assaltante", relembra.

Foto: Reprodução TV Vitória
Homem se passou por cliente para roubar uma loja de eletrônicos no Centro de Vila Velha

Uma joalheria que fica em um centro comercial também foi assaltada. Nas imagens, a funcionária abre a porta para um homem. Ele levanta o casaco e mostra uma arma para a mulher. Lá dentro, ele leva tudo e vai embora.

LEIA TAMBÉM: PCV: entenda como funciona a maior organização criminosa do ES

Nesta sexta-feira (26), os mostruários estavam vazios. Segundo o proprietário, o prejuízo é de no mínimo R$ 100 mil. "Batalhamos, damos duro durante toda uma vida e a gente perde tudo em segundos", lamenta o proprietário que também preferiu não ser identificado. Ele reclamou da segurança do shopping.

Para os comerciantes da região, falta mais atenção das forças de segurança.

Outro lado

A Polícia Civil informou por nota que, em casos em que não há detidos em flagrante, a vítima deve registrar o fato junto à Polícia Civil para que a polícia tome ciência do caso e inicie as investigações. 

O registro pode ser realizado pessoalmente em uma delegacia ou por meio da Delegacia Online. A população pode denunciar por meio do Disque-denúncia (181) qualquer tipo de irregularidade, ilegalidade ou repassar informações que ajudem as polícias na elucidação de delitos ou infrações. A ligação é gratuita e pode ser realizada em qualquer município do Estado.

Sobre a reclamação do comerciante quanto à segurança do centro comercial, a direção do shopping informou em nota que cada lojista é responsável pela segurança interna de seu espaço. A nota informa ainda que o shopping tem equipe de vigilância e sistema de monitoramento das áreas comuns e todo lojista tem acesso a um botão do pânico.

*Com informações de Gabriela Valdetaro, da TV Vitória/RecordTV

Pontos moeda