Polícia

Escola de Vitória continua com aulas remotas nesta quarta após onda de violência

Nesta terça-feira (28), a mesma escola já havia decidido pelas aulas remotas

Foto: Pixabay

A Escola Municipal Neusa Nunes Gonçalves, do bairro Nova Palestina, em Vitória, continua com aulas remotas nesta quarta-feira (29). A decisão foi tomada após uma reunião entre os professores da unidade e a Secretaria de Educação da Capital, e levou em conta a onda de violência registra nos últimos dias na região.

A informação foi confirmada pelo representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado, Sindiupes, Aguiberto Lima. Ele disse que foi autorizado o atendimento aos estudantes de forma remota nos três turnos nesta terça. Nos demais dias, será feita avaliação.

Moradores da região da Grande São Pedro estão sendo obrigados a viver em meio ao fogo cruzado da guerra constante provocada pelo tráfico de drogas na região. Nesta terça-feira (28), a escola do bairro já havia decidido pelas aulas remotas.

Nas últimas semanas, o caminho de casa pra escola, segundo moradores da região, tem ficado cada vez mais perigoso diante dos tiros disparados por criminosos, que podem acertar qualquer pessoa. Na "queda de braço" entre a violência e a educação, o ensino perde.

Segundo o representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado, Sindiupes, Aguiberto Lima, os alunos acabam impedidos de frequentarem as salas de aula para que não sejam expostos aos riscos. Com isso, acabam ficando em casa estudando de forma remota.

Foto: Reprodução

A decisão de não ter aulas presenciais nesta terça foi informada aos paispor meio de um aplicativo de mensagens. Segundo o Sindiupes, representantes da escola, que está no meio do fogo cruzado do bairro, já vinham se manifestando a respeito da suspensão das aulas por causa da violência.

O gatilho, ainda de acordo com o sindicato, foi o flagrante de criminosos armados no pátio do colégio e usando drogas.

Alunos e professores sofrem com os reflexos da violência

Não são só os alunos e funcionários dessas escolas que decidiram suspender as aulas presenciais, que sentem os reflexos da violência. As mais de 15 mil pessoas entre alunos e profissionais da educação das mais de 40 escolas que tem ali nos bairros que compõem a região da Grande São Pedro também sofrem, os reflexos da guerra do tráfico, afirmou Aguiberto.

Por meio de nota, a Polícia Militar informou que o policiamento no bairro Nova Palestina segue intensificado com militares em escala extra, além das equipes da Força Tática e Cimesp, que reforçam o policiamento com operações constantes de ponto base, ponto de bloqueio, saturação e cercos táticos, além do patrulhamento preventivo em toda a região.

Leia também:

>> Adolescente de 15 anos é suspeito de ter baleado homem e crianças em Vitória
>> Adolescente envolvido em tiroteio que deixou 2 crianças feridas foi apreendido ao invadir casa de PM


Pontos moeda