Polícia

Cartório incendiado no ES: ex-tabelião fraudava documentos e empresário é procurado na Bélgica

A motivação do crime foi esconder um documento que saiu do cartório da cidade e estaria sendo utilizado para fins de buscar naturalização no Consulado italiano

Isabella Arruda

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/ Sinoreg-ES

Sobre o misterioso incêndio que tomou conta de um cartório de registro civil em Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, ocorrido no dia 04 de maio deste ano, a polícia, que já investigava se a causa do incêndio era criminosa, concluiu o inquérito nesta terça-feira (26) e quatro pessoas foram indiciadas pela participação no crime.

Em entrevista à reportagem do Folha Vitória, o delegado Djalma Pereira informou que um empresário goiano, hoje residente em Bruxelas, na Bélgica, teria encomendado documento fraudado e um ex-tabelião, de 62 anos, que também não teve o nome divulgado, fornecia a documentação falsa.

A motivação do crime foi esconder um documento que saiu do cartório da cidade e estaria sendo utilizado para fins de buscar naturalização no Consulado italiano. 

“Estamos solicitando ao juiz para tentar recambiar o empresário, cidadão que está fora do país, em residência na Bélgica. Inclusive pedimos apoio da Interpol e Polícia Federal”, disse.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Na última quinta-feira (22), o ex-tabelião envolvido foi preso no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, quando tentava viajar para a Inglaterra. “O inquérito já foi encaminhado ao Judiciário e o que podemos dizer é que há investigações semelhantes em curso, para apurar falsificação de documentos públicos, possivelmente para os mesmos fins”, acrescentou a autoridade policial.

Segundo Pereira, possivelmente haveria um despachante na Itália, de origem brasileira e radicado na Itália, facilitando o mesmo tipo de negociação, inclusive auxiliando no aluguel de imóveis para interessados em adquirir cidadania no país europeu, isso ao custo de pelo menos € 25 mil (euros).

“Houve desvio de mais de 1.000 folhas de papéis oficiais próprias para fazer certidões. Chegamos a apurar em dois cartórios daqui da cidade que foram utilizados para fins de fraude”, finalizou.

Relembre incêndio

Um cartório de registro civil pegou fogo na madrugada de 04 de maio deste ano, em Itapemirim, no Sul do Espírito Santo. 

As chamas atingiram quase todo o imóvel. Os bombeiros estimam que apenas 10% não foi atingido pelo fogo, que só foi controlado após a chegada dos militares da corporação.  

O Corpo de Bombeiros disse, à ocasião, que o local já havia sido alvo de outro incêndio na madrugada do dia 02 do mesmo mês. Na ocasião, as chamas foram controladas por moradores da região.

Após o último incêndio, o Sindicato dos Notários e Registradores do Espírito Santo (Sinoreg-ES) divulgou uma nota de repúdio e pediu para que as autoridades investigassem rigorosamente e de forma urgente as causas do incêndio que ocorreu no cartório.

Pontos moeda