Moradores afirmam que policiamento já está reduzido no Morro de São Benedito, Vitória
Nesta quinta-feira (11), a presença de viaturas da PM era constante no local, mas moradores afirmam que o fluxo já é menor
Nesta quarta-feira (10), a Polícia Militar anunciou reforços para o policiamento no morro São Benedito, em Vitória. O anúncio foi feito depois que bandidos foram flagrados ostentando armamento na praça do bairro, logo após a realização de um baile do Mandela no local. Nesta quinta-feira (11), a presença de viaturas da PM era constante no local, mas moradores afirmam que o fluxo já é menor.
Segundo o secretário de Segurança Pública do Estado, Nylton Rodrigues, as ações de combate aos crimes serão intensificadas, principalmente, aos finais de semana. "Nos principais dias do movimento, vamos colocar blitz de trânsito e não vai ficar uma moto sem ser abordada. Outra providência é que o pelotão das áreas elevadas da PM focará suas ações em São Benedito", disse.
Em setembro, após confrontos de traficantes no Complexo da Penha, a promessa da PM era de intensificar a segurança no local, que compreende o Morro da Penha, Gurigica e o Morro São Benedito. Nesses locais, policiais passariam a atuar de forma mais ostensiva, com a permanência e abordagens constantes.
A ideia do comando do primeiro batalhão da PM era de que, por dia, o efetivo trabalhasse por pelo menos 12 horas. A base do serviço é o destacamento da PM, no alto do bairro São Benedito. “É uma tropa que vai a pé rodar os morros para que possamos estabelecer uma confiança com a comunidade e trazer essa sensação de segurança”, afirmou o comandante Primeiro Batalhão da PM, Giovânio Ribeiro, na ocasião.
Ignorando a força da PM, criminosos foram flagrados ostentando armas na praça do bairro logo após um baile funk. Três suspeitos foram identificados. Um deles é Jeferson da Hora Cordeiro, 20 anos, que segundo a polícia, possui passagens desde 2013. Quatro delas por tráfico de drogas.
Outro suspeito identificado é Alexandre Costa Júnior, 18 anos. Segundo a polícia, ele tem uma ficha criminal extensa com 14 passagens, sendo 12 também por tráfico de drogas. O terceiro é Marcos Vinicius Guimarães, 21 anos. Ele também é um antigo conhecido da PM. O primeiro registro dele na policia foi 2013, quando tinha apenas 13 anos.
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Ramalho, afirmou que os suspeitos que aparecem no vídeo são ligadas ao tráfico de drogas. "São pessoas ligadas ao tráfico de entorpecentes e inúmeras vezes presos, mas sempre ganham a liberdade e retornam para o mesmo local de onde vieram e fazem as mesmas coisas. Isso é brincadeira com o trabalho da polícia e com a população capixabas", disse.
São Benedito conta com uma base da Polícia Militar desde junho de 2014. A estrutura construída no alto do morro, surgiu como mais uma arma no combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas na comunidade, mas quatro anos depois, a medida parece não ser suficiente.