Polícia

Mais de 30 pessoas são detidas durante operação conjunta em morros da Grande Vitória

Além disso, a Operação Leviatã II resultou na apreensão de armas, drogas, celulares, radio comunicador, relógio, fogos de artifício, entre outros materiais

Foto: Matheus Brum

Mais de 30 pessoas foram detidas durante a operação conjunta realizada pelas polícias Civil e Militar, nesta quarta-feira (02), em bairros de Vitória e Serra. De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), 31 criminosos foram presos e dois menores apreendidos.

Além disso, a Operação Leviatã II resultou na apreensão de armas, drogas, celulares, radio comunicador, relógio, fogos de artifício, entre outros materiais.

O objetivo da operação é cumprir mandados de prisão de suspeitos de envolvimento em crimes praticados na Grande Vitória. Entre os alvos da polícia, estão os envolvidos no incêndio criminoso a um carro de reportagem da TV Vitória/ Record TV, ocorrido em maio deste ano.

Além disso, os mandados também são referentes às investigações de um ataque, ocorrido em fevereiro deste ano a uma empresa, em Cariacica, que fornece alimentos para presídios; de um incêndio a um coletivo, ocorrido em Nova Almeida, na Serra; e de incêndios a residências no morro da Piedade, em Vitória, em junho.

Leavitã II

Chamada de operação Leviatã II, a ação visa cumprir mandados de prisão temporária e mandados de busca e apreensão nos municípios de Vitória e Serra, de acordo com informações repassadas pela polícia. Por conta da Operação o atendimento ao público na Divisão Patrimonial foi suspenso nesta quarta.

A Polícia Civil orienta que a população procure a delegacia mais próxima de sua residência para registrar um Boletim de Ocorrência, ou pode fazê-lo por meio da delegacia online, no endereço https://delegaciaonline.sesp.es.gov.br.

Dados Operação Leviatã II:

- 31 pessoas detidas e 2 adolescentes apreendidos;

- 6 caixas de fogos de artifício.

- Armas: 1 Arma Taurus 9 mm. ; 1 espingarda de pressão chumbinho; Pistola 6.35; Pistola 9mm numeração raspada Canik.

- R$ 11.392 reais

- 01 máquina de contagem de dinheiro

- 4 cadernetas de contabilidade do tráfico.

- sacola contendo adesivos para personalizar droga

- 42 buchas de maconha (sendo 05 da ocorrência de Serra) ; 2 kg de maconha; Bucha grande de maconha;

- 5 buchas de skank (super maconha);

- 21 buchas de haxixe;

- 569 pedras de crack; 1 porção de crack;

- 540 gramas de cocaína; 634 pinos de cocaína; Centenas de pinos vazios para cocaína.

- 3 balanças de precisão.

- 2 carregadores de pistola;

- 15 munições; 9 munições de 9 mm.

- Relógio

- 6 celulares

- 1 rádio HT

- Touca ninja preta; 01 balaclava

- 2 HT

Leviatã I

A primeira fase da operação Leviatã aconteceu durante uma semana de junho e resultou em sete suspeitos detidos e um adolescente apreendido, cerca de 50kg de entorpecentes, sete armas - entre elas, um fuzil calibre 556, 855 munições, 14 balanças de precisão, 66 aparelhos celulares, quatro bombas de fabricação caseira e R$2.375, em espécie.

Os mandados foram cumpridos nos municípios de Vitória, Serra, Cariacica e Viana, e o resultado da operação foi apresentado no dia 11 de junho. A operação foi realizada pelo Departamento Especializado de Investigação Criminal (DEIC), com apoio da Polícia Militar, e teve como objetivo cumprir 29 mandados de busca e apreensão de pessoas suspeitas de armazenar armas, munições, drogas e até bombas de fabricação caseira para traficantes do Bairro da Penha, em Vitória.

Operação Leviatã

A operação faz referencia ao livro Leviatã, do filósofo político Thomas Hobbes. De acordo com ele, só existe um poder constituído, o Estado. E esse poder constituído deve se opor a qualquer outro que venha tentar se estabelecer.

Pontos moeda