Polícia

Quadrilha que roubava sítios e fazendas em Domingos Martins é presa; presos aproveitaram 'saidinha'

De acordo com as investigações, a quadrilha se dividia em equipes para articular os assaltos

Foto: Reprodução TV Vitória

Uma quadrilha especializada em roubos a residências na região serrana do estado aproveitou a 'saidinha', concedida na última semana, para continuar cometendo crimes. A maioria cumpria pena por diversos crimes e cinco deles foram presos novamente em Domingos Martins

Os cinco suspeitos são Jucimar Silva dos Santos, de 37 anos; Aldo Viana Nunes, de 29; os irmãos, Edson, de 34 anos e e Girlan Nascimento Silva, de 32; e Alexandre Donna, de 39 anos. Além deles, outro suspeito, Ivan Marcos Furtado, de 22 anos, também foi preso. Ele agia sozinho. 

De acordo com as investigações, a quadrilha se dividia em equipes para articular os assaltos. Enquanto Girlan, Edson e Alexandre indicavam as vítimas, Jucimar e Aldo ficavam com a função de executar o crime. "Para a execução dos crimes, ele contavam, também, com a colaboração de informantes. Então, a partir das informações que eles recebiam do informante, eles se organizavam, faziam o reconhecimento das propriedades que iriam ser alvo da ação deles, e outro grupo, que era responsável pela execução dos crimes, se dirigiam até a localidade para praticar esses roubos", explica o delegado Geraldo Peçanha. Ainda segundo a polícia, quatro, dos cincos detidos, já são condenados por outros crimes, que somados chegam a mais de 30 anos de cadeia.

O grupo foi preso quando planejava mais um assalto. A polícia fez um cerco aà quadrilha três dias antes de executarem a prisão. "Abordamos na BR 262, km 47, em Marechal Floriano, e eles estavam em porte de uma arma de fogo e prontos para cometerem o crime que, graças a Deus, a gente conseguiu evitar", disse Hélvio Souza Alves, agente da Polícia Rodoviária Federal.

Os presos estavam no período da 'saidinha' há oito dias e, de acordo com as investigações, usados para cometerem mais crimes. "A legislação traz, para esse tipo de crime, uma progressão de regime após ter cumprido um sexto da pena. Eu creio que a legislação tem que ser revista neste aspecto, pelo menos se aproximar do que está no hediondo: dois quintos para réu primário e três quintos para réu reincidente. Um sexto de pena, de fato, é muito pouco", falou o delegado geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda.

Para as forças de segurança, Domingos Martins e os outros municípios que compõem a região serrana são os novos alvos das quadrilhas. Um suspeito ainda segue foragido.  

Pontos moeda