Polícia

Espírito Santo está na rota do tráfico internacional de drogas, diz Polícia Federal

Uma carga de cocaína pura foi apreendida, nesta quarta-feira (06), em chapas de granito. A droga seria levada para a Europa

Foto: Divulgação/ Polícia Civil

Cerca de 350 quilos de cocaína pura foram apreendidas pela polícia em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo. O Estado, de acordo com a Polícia Federal, está na rota do tráfico internacional.

Os entorpecentes em forma de tabletes foram apreendidos na noite desta quarta-feira (06). Segundo a Polícia Civil, que esteve a frente da operação, essa é a maior apreensão de drogas do Estado neste ano.

A cocaína estava escondida dentro de chapas de granito em uma carreta bitrem. A apreensão aconteceu quando o veículo chegava em uma localidade conhecida como Morro Grande. Um empresário e um ex-policial militar foram presos em flagrante. 

De acordo com delegado titular do DEIC de Cachoeiro, Rafael Amaral, além das duas pessoas presas, o homem que dirigia a carreta conseguiu fugir.

"Prendemos um empresário que estaria gerenciando essa droga e o envio para Bélgica e um ex-policial militar que foi expulso da corporação por associação ao tráfico", disse. 

As investigações sobre as drogas, segundo a polícia, começaram há três meses. As informações levantadas apontam que a cocaína apreendida seria levada, camuflada nas chapas de granitos, dentro de contêineres para a Bélgica, na Europa. 

"Chegou a informação para gente, aproximadamente há três meses, de que teria sido alugado um galpão na localidade de Morro Grande que estaria recebendo mercadorias possivelmente roubadas ou drogas, não havia certeza. Começamos a investigar e a acompanhar a movimentação", disse.

Segundo as investigações, o transporte da droga seria feito pelo Porto de Vitória. De acordo com o superintendente da Polícia Federal no Estado, Eugênio Ricas, a ação comprava que o Espírito Santo continua na rota do tráfico internacional.

"A gente já fez operação no passado em que detectamos drogas em pedras de granito saindo pelo porto para abastecer a Europa, a África, operações semelhantes a essa realizada pela Polícia Civil. Não há duvidas, a gente sabe que as rotas de cocaína para a Europa e para a África, necessariamente, a maior parte passa pelos portos brasileiros. Os traficantes utilizam o modal marítimo para mandar drogas para outros continentes", destacou.  

A Polícia Federal também pede auxílio da população para as denúncias. "´É fundamental que a sociedade contribua com a segurança pública informando, passando informações para gente", disse.

Os detidos, segundo a Polícia Civil, foram autuados em flagrante por tráfico internacional de drogas e levados para o Centro de Detenção Provisória de Cachoeiro de Itapemirim. A droga foi incinerada.

*Com informações da repórter Milena Martins, da TV Vitória/Record TV.

Pontos moeda