Polícia

Caso Gabriela: ex-noivo de advogada e amigo são condenados a mais de 30 anos

Gabriela tinha 24 anos quando foi assassinada. Segundo a polícia, ela foi sequestrada pelo ex-noivo e pelo amigo dele logo após sair de casa para trabalhar

Foto: Divulgação

Cinco anos após o crime, os acusados de assassinar a advogada Gabriela Silva de Jesus foram à júri popular na quarta-feira (19).O ex-noivo da vítima, Rogério Costa de Almeida, foi condenado a 37 anos de prisão. Já o amigo dele, Alexandre Santos de Souza, foi condenado a 30 anos e 8 meses de prisão. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

O julgamento começou por volta de 13h, no Fórum Desembargador João Manoel Carvalho, na Serra, e foi acompanhado por familiares da vítima, que estiram blusas com o rosto de Gabriela estampado. 

Para Francisco Pereira, pai de advogada, a condenação é um alívio, mas ele afirma que isso não vai trazer a filha de volta. "A justiça foi feita e nós esperávamos isso. Esperávamos, na verdade, uma sentença até maior", disse ele. 

Foto: Alice Mourão | TV Vitória

Durante a sessão, a promotoria discursou, sustentando a hipótese de que houve, sim, a participação dos dois réus no crime. 

Em seguida, a defesa sustentou que Alexandre não participou do assassinato. Logo depois, aconteceu uma discussão entre defesa e promotoria, onde a defesa apresentou laudos que comprovariam que Gabriela não havia sido atropelada. 

Quatro homens e três mulheres se reuniram em uma sala secreta para tomarem a decisão que condenou o ex-noivo de Gabriela, Rogério e o cúmplice, Alexandre. O júri entendeu que os dois mataram a advogada por motivos torpe, sem dar chance da vítima se defender.

Advogada foi espancada e asfixiada

Gabriela tinha 24 anos quando foi assassinada. Segundo a polícia, ela foi sequestrada pelo ex-noivo e pelo amigo dele logo após sair de casa para trabalhar. A advogada foi espancada e asfixiada. 

Foto: Arquivo da Família

Depois, o corpo de Gabriela foi jogado na avenida Monte das Oliveiras, perto da Rodovia Norte Sul, em Colina de Laranjeiras, na Serra. O ex-noivo e o amigo ainda passaram com o carro em cima dela, para simular um atropelamento. 

Gabriela e Rogério estavam juntos desde fevereiro de 2012, mas terminaram o relacionamento em 2017 e o homem não concordava com o término. Ele, inclusive, teria se mudado para perto da residência de Gabriela, com a intenção de vigiá-la.

Alexandre e Rogério estão presos desde o dia seguinte ao assassinato, que aconteceu em 24 de agosto de 2017. Agora, o advogado da família da vítima afirmou que pretende entrar com um recurso para aumentar a pena nos réus.

Por outro lado, os advogados dos acusados pretendem tentar diminuir a pena, além de pedir a anulação do julgamento. 

Leia também: 

>> Empresário é sequestrado na Praia do Canto e feito refém por 18 horas



Pontos moeda