Polícia

Caso Dondoni: 10 anos após acidente, júri popular de réu acontece nesta segunda-feira

A audiência, segundo o despacho do magistrado, será realizada às 9 horas

Foto: Reprodução TV Vitória
O júri acontece em Viana

Mais de 10 anos após o acidente matou três pessoas de uma mesma família, o empresário Wágner José Dondoni de Oliveira será julgado nesta segunda-feira (05) no Fórum Juiz Olival Pimentel, em Viana. A audiência será realizada às 09 horas.

O juiz determinou que fossem separadas 15 cadeiras para familiares da vítima e 15 cadeiras para familiares do réu. Todos os assentos serão identificados previamente. O magistrado proibiu filmagem, fotografia, gravação e uso de telefone celular ou similares no Plenário. 

Júri Popular

Em abril de 2009, o juiz responsável pelo caso, na época, decidiu pronunciar o acusado e levá-lo a júri popular. Em janeiro de 2010, os desembargadores do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) mantiveram a decisão. Mas um recurso foi impetrado pela defesa do réu contra o júri popular. O processo foi encaminhado para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília.

Leia também:

- Caso Dondoni: "O ponto final será quando ele for condenado", diz sobrevivente de acidente

- Caso Dondoni: todos os juízes de Viana se recusam a julgar acusado

- Presidente do TJES indica juiz para o caso Dondoni

Desde então, uma série de recursos foram impetrados na esfera estadual e nacional. Mas no dia 07 de junho deste ano, um último recurso apresentado pela defesa de Dondoni não foi aceito no STJ. Ele transitou em julgado, ou seja, não há mais possibilidade de recursos. Desde o dia 09 de junho, o processo está concluso para despacho, aguardando as próximas etapas até o julgamento, mas o andamento foi interrompido pela suspeição indicadas por juízes de Viana.

Entenda o caso

No dia 20 de abril de 2008, uma caminhonete guiada por Wagner Dondoni colidiu com um carro dirigido por Ronaldo Andrade, por volta das 07 horas da manhã. O acidente aconteceu na altura do quilômetro 304, da BR 101, em Viana. Ronaldo e a família seguiam para Guaçuí, no sul do Estado.

Foto: Reprodução TV Vitória
A família de Ronaldo Andrade morreu após o acidente

O único sobrevivente do acidente foi o cabeleireiro Ronaldo Andrade, marido e pai das vítimas. Morreram no acidente: os filhos de Ronaldo, Rafael Scalfone Andrade, de 13 anos, e Ronald, filho caçula, 03 anos. Maria Sueli Costa Miranda, 29 anos, mulher de Ronaldo, ficou internada três dias mas não resistiu.

No dia do acidente, um exame de embriaguez feito no empresário por coleta de sangue dez horas após o crime comprovou que Wagner Dondoni dirigiu sob influência de álcool. Logo após o acidente, Dondoni foi detido e encaminhado ao DPJ de Cariacica, mas foi liberado após pagar fiança em pouco mais de R$ 2 mil.

No dia 24 de abril de 2008, Dondoni foi novamente preso ao depor, mas em setembro daquele ano, foi novamente posto em liberdade. Em 2009, Dondoni chegou a ser preso em Minas Gerais por usar documentos falsos, mas foi novamente liberado pela Justiça.

Pontos moeda